CAUSA ANIMAL, EDUCAÇÃO E AUTISMO GANHAM DESTAQUE EM SESSÃO LEGISLATIVA EM ARUJÁ

0
135

A Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira, 7/4, na Câmara Municipal de Arujá, foi marcada por uma pauta extensa e significativa, com a aprovação de diversas moções de aplausos, projetos de lei e homenagens que destacam temas sociais, educacionais e de saúde pública.

O veterinário Fernando Barbosa Santana foi o primeiro a receber os aplausos do público pela sua dedicação à causa animal. A iniciativa da homenagem foi do vereador Professor Danilo (PSD), através da moção nº 21/2025.

Na área de Educação, o destaque foi para as escolas municipais de Arujá que receberam o Prêmio Excelência Educacional, através do programa Alfabetiza Juntos, do governo do Estado de SP. O desempenho de alunos e professores recebeu destaque pela moção nº 31/2025, da vereadora e presidente da Casa Professora Cris (PSD).

Outras três moções, todas assinadas pelos 15 vereadores, foram aprovadas na noite festiva: uma delas foi de agradecimento ao Lions Clube de Arujá pela doação de equipamentos de ultrassom e audiometria para unidades básicas de saúde (nº 30/2025).

Outra moção assinada pelo Legislativo (nº 27/2025) teve como objetivo apelar ao Governo do Estado pela regionalização do CROSS – a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde. Os vereadores querem reduzir filas e o tempo de espera por atendimento.

Causa autista

A terceira moção (nº 29/2025) lembrou a importância do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A celebração tornou-se ainda mais especial com a aprovação, na mesma data, da concessão Título Honorífico de Cidadãs Arujaenses às irmãs Ana Maria Machado Evaristo dos Santos e Maria Luiza Machado Evaristo dos Santos (Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2025). A homenagem, proposta pelo vereador Divinei Silva, reconhece a trajetória de vida das jovens, marcada pela superação dos desafios impostos pelo autismo e pelo compromisso em auxiliar outras pessoas com a mesma condição ou com diferentes limitações.

Na Ordem do Dia, o Projeto de Lei nº 7/2025, de autoria do vereador Caio Mãos Solidárias (UNIÃO), foi aprovado em segunda discussão e votação, instituindo no município o “Janeiro Branco” – mês de conscientização sobre a saúde mental e emocional.

Também de autoria do vereador Caio Melo, foi aprovado em primeira discussão e votação o PL nº 8/2025, que cria o Selo “Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente Aprendiz”, uma iniciativa que visa incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho por meio de práticas de responsabilidade social.

A Mesa Diretora também teve aprovada a Proposta de Resolução nº 17/2025, que regulamenta o art. 79 da Lei nº 14.133/2021, estabelecendo o procedimento de credenciamento para contratação de bens e serviços no âmbito da Câmara Municipal de Arujá.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui