Cata-Treco’ percorrerá 17 bairros de Suzano a partir desta quinta-feira

0
193

Iniciativa da Secretaria de Governo utiliza dois caminhões e deve ocorrer durante os próximos sete dias úteis

A Operação Cata-Treco da Prefeitura de Suzano definiu para esta quinta-feira (05/01) o início dos serviços de remoção dos materiais que não possuem mais a mesma utilidade de quando foram adquiridos. Ao todo, 17 bairros serão contemplados com o serviço já neste início de ano. A ação é viabilizada pela Secretaria Municipal de Governo e conta com a utilização de dois caminhões, que passarão pelos locais durante os próximos sete dias úteis recolhendo os materiais inservíveis.

O primeiro veículo irá visitar as ruas dos bairros Cidade Miguel Badra, Jaguari, Badra-Planalto, Sesc e Chácara Miguel Badra. Já o segundo caminhão tem a programação prevista para Vila Amorim, Vila Nova Amorim, Vila Feliz, Vila Mazza, Vila Urupês, Jardim Santa Lúcia, Jardim Residencial Suzano, Jardim Cacique, Jardim Luella, Jardim Colorado, Jardim Novo Colorado e Jardim Aeródromo Internacional. A programação prevê que os veículos transitem pelas ruas entre 8 e 17 horas.

Dentre os objetos que podem ser descartados estão madeiras, mesas, sofás, colchões, eletrodomésticos, e outros inservíveis, exceto resíduos de construção civil, como entulhos. O serviço também contempla o recolhimento de isopor, vidro e de todos os tipos de óleo, que devem ser entregues em garrafa PET fechada. Para que os materiais sejam retirados, os moradores devem deixar os objetos do lado de fora da residência.

Para o secretário de Governo de Suzano, Alex Santos, o desenvolvimento deste projeto é uma maneira de combater o descarte de materiais em locais inapropriados, o que contribui diretamente com a poluição. “Se desfazer de forma inadequada de inservíveis implica diretamente em vários setores do meio ambiente, como na formação de ilhas de lixo nos rios, ação que prejudica a fauna e flora da nossa cidade”, comentou.

Ainda de acordo com o chefe da pasta, os reflexos do descarte irregular podem aparecer futuramente. “Os efeitos podem ser sentidos por um grande período de tempo, considerando que alguns materiais levam muito tempo para se decompor e podem entupir bueiros e valas de drenagem. O objetivo é incentivar os cidadãos a fazer o descarte responsável daqueles materiais que não possuem mais a serventia original”, finalizou.

Os moradores podem fazer a solicitação do “Cata-Treco” por meio do link http://bit.ly/CTnoBairro, também é possível denunciar o descarte irregular por meio da Ouvidoria Municipal, de maneira anônima pelo telefone 0800-774-2007.

Todos os inservíveis que são recolhidos pelo projeto são destinados à Central de Triagem do Jardim Colorado, local onde ocorre um processo de reciclagem, prensa e em sequência venda do material. Parte da renda obtida com a comercialização é destinada para 14 famílias da cooperativa parceira da administração municipal.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui