Em uma rodovia não identificada, um motorista de um carro resolveu registar a velocidade em que trafegava uma carreta à sua frente. Para comprovar que o veículo pesado estava em alta velocidade, ele mostrou o velocímetro do seu carro, que marcava 150 km/l.
Mesmo em alta velocidade ele não conseguiu ultrapassar a carreta, que seguia numa velocidade superior ao do motorista. Ao que parece, a carreta estava carregada, por estar com a carroceria enlonada e o caminhoneiro deveria estar muito atrasado com a entrega da carga.
Velocímetro adulterado?
A velocidade máxima de uma carreta pode variar conforme o país, estado ou região em que ela circula, além das normas e regulamentações específicas de cada lugar.
No Brasil, por exemplo, a velocidade máxima permitida para veículos pesados como carretas, caminhões e ônibus é de 90 km/l em rodovias e 60 km/l em vias urbanas. A velocidade máxima que uma carreta pode alcançar depende de vários fatores como potência do motor, a carga transportada, a configuração do veículo, etc.
Nossa legislação determina limites de velocidades máximas para veículos pesados como citado acima, mas é possível encontra caminhões e ônibus acima da velocidade permitida, pois alguns motoristas conseguem burlar o sistema que limita a velocidade máxima do veículo.
Contudo, é importante ressaltar que a velocidade máxima não é a velocidade segura para conduzir um veículo. A segurança no trânsito é fundamental para a preservação da vida e, por isso, é necessário que os motoristas respeitem os limites de velocidade e também considerem as condições das estradas, do tráfego e do clima ao dirigir uma carreta ou qualquer outro veículo.
Fonte: Brasil do Trecho