As pessoas atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps I – Trilhar) de Guararema viveram, na última quinta-feira (20), uma experiência especial no Programa Praia Acessível, em Caraguatatuba. Promovida pela Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, a ação proporcionou um dia de lazer, interação e esportes adaptados, incentivando a inclusão e o bem-estar.
Durante a visita, os participantes, acompanhados por uma equipe multidisciplinar, tiveram a oportunidade de praticar atividades como surf, canoa, beach tennis slackline e banho de mar. O programa Praia Acessível atende pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e visa proporcionar momentos de diversão, bem como contribuir para o desenvolvimento motor e social de todos. Realizado anualmente, o passeio é escolhido pelos próprios usuários do Caps, reforçando a importância de ações que promovem a qualidade de vida e a integração social.
Em Guararema, o Caps I fica na rua Dr. Silva Pinto, 240, no Centro, e atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas e álcool. O serviço, que atende pelo telefone (11) 4695-2312, realiza acolhimento, atendimento individuais e atividades em grupo para estimular, entre outras ações, visando a interação social e autonomia dos usuários.