A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou, na noite desta segunda-feira (26), uma sessão solene em homenagem aos 70 anos da presença feminina na Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). A cerimônia foi conduzida pela vereadora Priscila Yamagami (PP), com a vereadora Inês Paz (PSOL) como secretária da mesa, e teve como destaque o reconhecimento à trajetória, coragem e contribuição das mulheres que integram a corporação.
A homenagem foi oficializada por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 23/2025, aprovado por unanimidade na sessão ordinária do último dia 21. De autoria de todos os parlamentares, o texto concedeu a honraria “Honra ao Mérito” e autorizou a entrega de uma placa de aço escovado à cabo Rosana Pereira Hidalgo, a policial mais antiga em atividade no Comando de Policiamento de Área Metropolitana Doze (CPA-M/12).
Discursando em nome do Legislativo, a vereadora Malu Fernandes (PL) exaltou o trabalho das policiais. “Esta é uma noite de celebração — não só do passado, mas também do presente e do futuro. São sete décadas de mulheres mostrando que o lugar da mulher é onde ela quiser. Quero agradecer pela coragem, força e determinação das que compõem a Polícia Militar”, afirmou.
A prefeita Mara Bertaiolli (PL) também discursou, destacando os desafios superados pelas mulheres em instituições tradicionalmente masculinas. “Não é fácil derrubar barreiras e preconceitos, especialmente em estruturas comandadas majoritariamente por homens. Mas quando isso acontece, é mais do que um divisor de águas — é a prova concreta de que a mulher pode, deve e merece estar onde quiser”, disse.
Emocionada, a cabo Rosana Pereira Hidalgo falou sobre a rotina e o orgulho de representar tantas colegas. “Lembro de todas as mulheres que deixam seus filhos, esposos e famílias em prol da sociedade. E sinto orgulho de ver uma mulher na chefia do Executivo e uma bancada legislativa com tantas representantes femininas”, declarou.
A comandante do CPA-M/12, coronel PM Beatriz de Assis Bastos Morassi, falou em nome da corporação e destacou o papel inspirador das pioneiras. “Este é um momento de gratidão. Devemos honrar o passado, valorizar a caminhada até aqui e seguir incentivando outras mulheres a ocuparem esse espaço.”
A sessão solene foi marcada pela presença de autoridades políticas, civis e militares, além de representantes da sociedade civil. Participaram o presidente da Câmara, vereador Francimário Vieira Farofa (PL); o vereador Felipe Lintz (PL); o vereador Edson Santos (PSD); o tenente-coronel PM Alexandre Zakir, comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (17º BPM/M); o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib; o diretor do Instituto de Previdência Municipal (Iprem), Felício Kamiyama; a chefe de gabinete da Prefeitura, Neusa Marialva; o diretor-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), José Luiz Furtado; a secretária municipal de Assistência Social, Daniela Mariano; a secretária-adjunta de Segurança, Thaís do Nascimento; a secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina; a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Cesare; o secretário de Infraestrutura Urbana, Nilmar de Cássia Ferreira; o gestor executivo da Defesa Civil, Reinaldo Almeida; o secretário de Mobilidade Urbana e Trânsito, Ary Kamiyama; e a secretária municipal de Saúde, Rebeca Baruf.