Em sessão ordinária nesta quarta-feira (9), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Resolução n. º 3/2025, que cria CEV (Comissão Especial de Vereadores) com o objetivo de acompanhar as ações e projetos em prol da acessibilidade e inclusão desenvolvidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes.
A iniciativa da propositura tem como autor o vereador Marcos Furlan (Podemos).
A CEV, conforme o projeto aprovado, será composta por cinco membros e terá como missão “fiscalizar e contribuir para o desenvolvimento das ações e projetos do poder público e da sociedade civil a favor da acessibilidade e inclusão”. O prazo de funcionamento da comissão será de 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
Na justificativa do projeto, Furlan destacou a importância de ampliar as políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência no município. “A proposta desta Resolução tem como finalidade acompanhar as ações e projetos a favor da acessibilidade desenvolvidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, bem como contribuir para a busca por soluções e parcerias com a sociedade civil, com especial atenção ao comércio, para uma Cidade com mais qualidade de vida para as pessoas com deficiência e ou mobilidade reduzida”.
Outra CEV da Acessibilidade havia sido instalada no final do ano passado, mas, com o fim da última Legislatura e o período eleitoral, seus trabalhos acabaram encerrados. “Neste ano, temos um vereador engajado nesta causa, o Johnny da Inclusão, que eu sugiro que ocupe a presidência da CEV. Será muito importante retomar esta luta e o trabalho desta relevante comissão”, disse Furlan.
Johnny da Inclusão (Avante) também se manifestou. “O Furlan também sempre foi um grande batalhador da causa, ajudou a fundar a escola de TEA [Transtorno do Espectro Autista] e sempre esteve incentivando os atletas do nosso paradesporto”.