Foi criado pela Câmara Municipal de Arujá, através do Decreto Legislativo 290/2024, o programa para contratação de jovens aprendizes. O projeto irá empregar cinco jovens entre 14 e 24 anos. Para participar da seleção é preciso estar matriculado em escolas técnicas, serviços de aprendizagem ou frequentar instituições de ensino sem fins lucrativos.
A carga horária será de quatro horas diárias, de acordo com o funcionamento do departamento onde o aprendiz desempenhará suas atividades. O contrato terá duração de dois anos. Os aprendizes receberão o salário-mínimo e vale transporte.
O programa visa preparar os jovens para o mercado de trabalho oferecendo a chance de adquirir experiência e formação profissional permitindo que eles conciliem a prática profissional com a formação escolar.
Inicialmente encampado pelo então vereador Luiz Fernando (PSD), o projeto foi formalizado como de autoria da Mesa Diretora de 2024 da Câmara, uma vez que o projeto geraria despesas. Compunham a Mesa à época os vereadores Reynaldinho (PSD), como presidente, Divinei (PL) como 1º Secretário e Vinícius Pateta (PSD) como 2º Secretário.
Imagem: Acervo Câmara Municipal de Arujá