Nas próximas segunda e terça-feira (27 e 28 de março), o Fundo Social de Mogi das Cruzes vai promover o brechó social, em parceria com o projeto Passarela Alternativa. O evento será nos mesmos moldes da Feirinha Solidária, portanto acontecerá no piso térreo do prédio-sede da Prefeitura, em frente ao auditório, das 9h às 17h e será voltado não só servidores, como também a todos os interessados.
No brechó, estarão à venda por preços populares roupas novas e usadas, ecobags, sapatos, acessórios e abiosorventes. Estes últimos são modelos laváveis e reutilizáveis de absorventes, idealizados e produzidos com exclusividade pelo projeto Passarela Alternativa.
Os abiosorventes concebidos e confeccionados pelo projeto Passarela Alternativa são modelos reutilizáveis de absorventes, logo são itens que unem o combate à pobreza menstrual com o ecologicamente sustentável. Ele possuem uma camada escondida em tecido impermeável e respirável (PUL), são preenchidos por três camadas super absorventes e têm camada interna com 100% de algodão. Assim, fornecem um tecido de toque suave, são naturais, hipoalergênicos e indicados para todos os tipos de pele, inclusive peles sensíveis.
A Passarela Alternativa é uma organização social formalizada em 2018, que atua com a prática de justiça restaurativa em defesa de direitos sociais, por meio da moda e do empreendedorismo. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico, profissional e social de meninas e mulheres presas e egressas prisionais e de mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social, de forma que elas ganhem autonomia, tornem-se economicamente ativas e possam transformar a realidade em que vivem.
A organização tem como propósito impactar a vida da mulher, proporcionando qualificação profissional em corte e costura, estamparia, bordado, empreendedorismo e autoconhecimento. Paralelamente, atua no combate à pobreza menstrual, algo muito presente na realidade dessas mulheres.
Além dos abiosorventes, estarão disponíveis para venda durante o brechó roupas, sapatos e acessórios, que são fruto de doações ao projeto Passarela Alternativa e passam previamente por curadoria interna, para a garantia de que estão em boas condições de uso.
O brechó social em parceria com a Passarela Alternativa faz parte da programação do Mês da Mulher organizada pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes. Ao longo das últimas semanas, diversas atividades alusivas à mulher já foram realizadas. As próximas ações são o 1º Pedal da Tia Chica, que acontecerá neste domingo, a partir das 7 horas e o evento de encerramento, que será no dia 31 de março, a partir das 18 horas, no Theatro Vasques.
O evento de encerramento do Mês da Mulher contará com as participações especiais da CEO da Passarela Alternativa, Karen Brandoles e da jornalista, radialista e âncora do programa Radar Noticioso, da Rádio Metropolitana AM 1070, Marilei Schiavi, que será a cerimonialista da noite. Como atração musical, todos poderão conferir a segunda apresentação pública do coral de servidores. Durante a cerimônia, também será exibido um vídeo gravado pela deputada federal Tabata Amaral, falando sobre dignidade menstrual.
Mais informações sobre a programação especial do Mês da Mulher do Fundo Social de Mogi podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143.