BALANÇO DOS 100 DIAS DE GESTÃO DESTACA AVANÇOS NO ESPORTE DE MOGI DAS CRUZES

0
102

As ações e projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) nos primeiros 100 dias de gestão da Prefeitura de Mogi das Cruzes foram apresentados na tarde desta quarta-feira (23/04), no primeiro balanço setorizado da administração municipal. O evento, realizado no auditório do Cemforpe, contou com a participação da prefeita Mara Bertaiolli e também marcou o anúncio de um novo espaço para a prática de modalidades de luta no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira – Tuta.

“Trabalhamos muito nestes 100 dias, ouvimos muito os secretários. Confiem e nos deem crédito porque esta gestão veio para mudar a vida das pessoas, de quem mais precisa. Vamos trabalhar para as equipes de base, na recuperação dos espaços esportivos e na valorização dos professores para que o esporte faça parte, cada vez mais, da vida de Mogi das Cruzes”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.

A apresentação foi conduzida pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib, e pelo secretário adjunto da pasta, Guilherme Filipin. Os vereadores Milton Lins da Silva, o Bigêmeos, Eduardo Ota e Marcos Furlan também participaram. Cerca de 300 pessoas acompanharam o evento, entre representantes de modalidades esportivas, dirigentes, esportistas e participantes de atividades oferecidas pela secretaria.

Entre os destaques das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer durante os primeiros 100 dias estão as melhorias no Centro Municipal de Paradesporto, com a ampliação das modalidades e atividades oferecidas, além de serviços de manutenção da estrutura do local, incluindo iluminação e acessibilidade. Um novo abrigo para ponto de ônibus já foi implantado e mais uma estrutura será colocada para melhorar as condições dos alunos e familiares.

O Centro Municipal de Paradesporto atende cerca de 200 pessoas. O espaço manteve todas as atividades que já eram oferecidas aos frequentadores e passou a contar com novas modalidades, como xadrez para pessoas com deficiência visual, o karatê e o boxe adaptados. Os alunos também participaram de ações como o Dia da Beleza e do Relaxamento, além de atendimento odontológico, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

“Queremos dar oportunidade, visibilidade e acessibilidade para todos os mogianos, para que tenham contato com as modalidades do paradesporto e possam praticar as atividades. E além dos atendimentos de paradesporto, também temos a preocupação com a parte social, a saúde e o bem-estar dos frequentadores”, afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib.

A democratização do acesso a atividades e da utilização dos espaços esportivos também marcou os primeiros 100 dias da gestão. “Falar em democratização é dar oportunidade a todos os mogianos, praticantes de esporte ou não, de conhecer as modalidades. Para isso, os coordenadores das equipes estão nos centros esportivos e no Parque da Cidade para que tenhamos aulas para a população. Estamos fazendo um trabalho para massificar o esporte em nossa cidade”, disse Fred Abib.

No Parque da Cidade, por exemplo, mais de 1,5 mil alunos, de 6 a 60 anos, atendidos em oito modalidades esportivas, como basquete, futsal e ginástica rítmica. O local também passou por reformulação, democratizando a utilização dos espaços, como o ginásio.

Mogi das Cruzes também recebeu jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com jogos de equipes como Flamengo, Grêmio e RB Bragantino. O estádio municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, também foi sede de jogos do EC São Bernardo na Série A-3 do Paulistão e agora está recebendo partidas do União Mogi das Cruzes no Campeonato Paulista Segunda Divisão.

Entre março e abril, o Nogueirão passou por trabalhos de recuperação do gramado, que não eram feitos há mais de um ano. O trabalho foi realizado para recuperar as boas condições do campo para receber as competições oficiais de futebol do decorrer do ano. Entre as ações executadas neste período estão o controle e eliminação de pragas, cortes corretivos e aplicação de material para fortalecimento da grama.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer também regularizou o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) de espaços esportivos que estavam vencidos. Entre os locais estão os Ginásios Professor Hugo Ramos e José Carlos Miller da Silveira – Tuta, além do Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão.

A Prefeitura também retomou a parceria com o Sesc para a realização de eventos e atividades na cidade. Em janeiro, os medalhistas olímpicos do judô Bia Souza e William Lima estiveram na cidade, em eventos que, somados, tiveram a presença de cerca de 2,5 mil pessoas.

Novo centro de lutas

Durante a apresentação do balanço de atividades da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, foi anunciada a criação de uma nova arena de lutas, no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira – Tuta. A nova estrutura de lutas será montada em um espaço ao lado das arquibancadas.

“Era um espaço que estava subutilizado. Estamos fazendo as adaptações, já temos os equipamentos e os professores. Será um novo espaço para a prática de modalidades de luta, com a estrutura para a realização de aulas”, explicou o secretário Fred.

De acordo com a previsão da secretaria, serão oferecidas aulas de boxe, taekwondô, jiu jitsu, karatê e judô. Em breve, serão divulgadas as inscrições para as aulas e o início das atividades no local.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui