A Secretaria de Mobilidade Urbana apresentou um balanço com todas as ações realizadas neste ano. A pasta é responsável por administrar serviços de trânsito, fiscalizar e estabelecer políticas públicas, diretrizes e programas de transporte no município.
“A Secretaria de Mobilidade Urbana vem desenvolvendo um trabalho responsável e funcional na cidade. As ações são voltadas ao bem-estar e trazem mais facilidade e agilidade para a população. Foram melhorias importantes e o resultado é visível”, contou o prefeito Eduardo Boigues.
A nova sede conta com equipamentos tecnológicos para melhorar a mobilidade e a segurança, como a Central de Controle Semafórico, que acompanha em tempo real o funcionamento dos semáforos, a Muralha Eletrônica, que faz o monitoramento inteligente na entrada e saída da cidade, e a Central de Controle Operacional, para monitoramento dos ônibus por GPS em tempo real.
A pasta também entregou 25 ônibus zero km para renovação da frota municipal que, somados aos 40 já entregues em 2022, representam 65% de toda a frota renovada. “Estamos trabalhando para entregar os melhores serviços, colocando a cidade e a população como prioridade sempre. Os números refletem o nosso compromisso para continuar com a nova Itaquá”, completou o chefe da pasta, Rosinaldo Castro.
Foram entregues 80 novos abrigos e 47 reformados, totalizando 127 equipamentos. A medida busca proporcionar conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo. Só neste ano, foram emitidos 16,5 mil bilhetes de integração Viaja Fácil. Já para quem tem veículo próprio, foi disponibilizada a emissão on-line da credencial de estacionamento de idoso ou pessoa com deficiência.
A secretaria também revitalizou a sinalização dos principais pontos de fluxo viário nos bairros Terra Prometida, Recanto Mônica, Viviane II, Maragogipe, Piratininga II, Itapuã, Pequeno Coração e Vila Esperança, além das avenidas Canaã, Almiro Dias de Oliveira, Pedro da Cunha Alburquerque Lopes e as estradas da Promissão, Antônio Alves do Prado e Corta Rabicho.
Outro setor que promoveu ações de sucesso neste ano foi a Escolinha de Trânsito, que atendeu 2,9 mil crianças. As aulas foram ministradas por agentes de trânsito aos estudantes municipais, que aprenderam as regras, como obedecer a sinalização e respeitar os pedestres. Além disso, foram realizadas ações fora da escola como simulação de acidente de trânsito, palestras, blitz educativa e desfile cívico.
“A parceria com a Secretaria de Educação é de grande importância. Dessa forma, os estudantes se divertem e ainda aprender sobre o respeito e a empatia no trânsito. Itaquá é isso: foco no hoje e busca pela melhor versão do município para o futuro”, finalizou Boigues.
Fotos: Dayane Oliveira (sinalização, ônibus e central de controle) e Eduardo Borges (abrigos e muralha eletrônica)