A audiência pública que debateu a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, realizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes na terça-feira (16/8) à noite, teve boa participação da população. A reunião foi realizada no Cemforpe e aberta ao público, que compareceu presencialmente e também acompanhou o trabalho pelo canal oficial da Administração Municipal no Youtube.
Os principais temas trazidos pelos mogianos foram melhoria da segurança pública, valorização da Guarda Municipal, políticas públicas voltadas aos direitos humanos, mais investimentos para a área de assistência social, políticas de atenção ao público LGBTQIA+, melhoria do transporte público, melhoria na infraestrutura da cidade, saúde pública, incentivo ao empreendedorismo e geração de renda, além de mais investimentos em cultura.
Houve 57 pessoas presentes, além de 361 visualizações pelo Youtube, chegando a quase 150 contribuições.
“O balanço da audiência foi muito positivo. Tivemos uma participação efetiva dos cidadãos, com a apresentação de propostas concretas e o debate sobre o futuro de Mogi das Cruzes. Este é o objetivo do Programa Participa Mogi: ser uma ferramenta permanente de participação da sociedade”, afirmou o secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, que participou da audiência ao lado da secretária-adjunta Larissa de Marco e do secretário municipal de Finanças, William Harada.
Antes da audiência pública desta terça-feira, o Participa Mogi realizou encontros temáticos com todos os secretários municipais para construir junto com a população o orçamento para o próximoano. No total, 437 pessoas participaram presencialmente dos encontros temários e houve 1.873 visualizações no Youtube. As contribuições online em todas as oficinas somaram 704.
As manifestações da população ajudaram na tomada de decisão para priorização das atividades junto ao projeto de LDO 2023, que agora segue para a Câmara Municipal, onde será analisado pelos vereadores e poderá receber novas contribuições.
No dia 6 de outubro, também das 18h30 às 20h, será realizada a audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA). Da mesma forma, a audiência será aberta à população, que pode participar comparecendo pessoalmente ao Cemforpe (rua Antenor Leite da Cunha, 55) ou de forma online, também pelo Youtube.