ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MOGI DÁ CONTINUIDADE À PROGRAMAÇÃO DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

0
292

A Secretaria Municipal de Assistência Social encerrou nesta semana um ciclo de encontros realizado no CEMPRE Professor Sérgio Moretti, em Jundiapeba, para dialogar a respeito dos direitos das crianças e dos adolescentes, nas esferas do combate à exploração sexual desses dois públicos e também da erradicação do trabalho infantil. Foram, ao todo, cinco encontros, realizados entre 17 de maio e 14 de junho.

Tratou-se de uma campanha de sensibilização da rede socioassistencial e setorial dos territórios de abrangência dos dois CRAS de Jundiapeba, que teve também a participação de profissionais da rede de saúde e educação, além de conselheiros tutelares. Ao longo das reuniões, foram apresentados os mais diversos aspectos materiais e subjetivos socialmente construídos, que interferem na identificação e intervenção para a proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.

A secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, lembra que o trabalho em defesa das crianças e dos adolescentes é algo perene, realizado ao longo de todo o ano por meio de serviços como o SEASCA – Serviço Especializado de Abordagem Social a Crianças e Adolescentes e também por meio do PETO – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, porém a programação é reforçada neste mês, em função do 12 de junho, data em que mundialmente são feitas ações de sensibilização contra o trabalho infantil.

“Precisamos mudar a cultura do trabalho infantil, que ainda é algo muito romantizado. E estamos nos referindo, claro, a situações gritantes, ao trabalho penoso, insalubre e que traz inclusive abalos psicológicos por conta da exposição, como uma criança trabalhando em um semáforo”, destaca a secretária.

Por conta da data, a Secretaria de Assistência Social está com uma programação especial. No último final da semana, as equipes fizeram a primeira ação de maior impacto no âmbito de conscientização, com a distribuição de panfletos orientando sobre os danos do trabalho infantil, no Largo do Rosário e no Parque Centenário. A ação terá continuidade nos dias 25 e 26 de junho, no Parque da Cidade e Mercado do Produtor, respectivamente.

Os trabalhos se encerrarão nos dias 2 e 3 de julho, quando as equipes farão pedágio nos semáforos da região do Mogi Shopping e praça Kazuo Kimura (rotatória do Habib´s), com abertura de faixa temática e distribuição de material informativo aos motoristas e pedestres. Todo o trabalho de conscientização conta com a participação do grupo de voluntários “Doutores Palhaços”, do Instituto Júlio Simões.

Para além disso, há faixas orientativas previamente instaladas em pontos estratégicos, como o semáforo da avenida Vereador Narciso Yague Guimarães (altura do hotel Ibis), semáforo entre a Narciso Yague e a avenida Manoel Bezerra Lima Filho (semáforo do Mogi Shopping), em frente ao prédio-sede da Prefeitura, na Praça Oswaldo Cruz (cruzamento das ruas Barão de Jaceguai e dr. Deodato Wertheimer), em dois pontos da praça Kazuo Kimura e também no largo da feira de Jundiapeba.

Além dessas ações, no dia 29 de junho serão realizados dois encontros com os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Missionária Catequista Sagrado Coração. As reuniões serão das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30.

Mais informações sobre ações de combate ao trabalho infantil podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Assistência Social, que é o 4798-6920. Já o telefone do SEASCA, para acionar a equipe de abordagem social em caso de crianças e adolescentes em situação de rua e trabalho infantil, é o (11) 97185-0076.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui