ASSISTÊNCIA E FUNDO SOCIAL VISITAM INSTITUIÇÕES PARA IDOSOS E RESIDÊNCIA INCLUSIVA EM SUZANO

0
82

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, Déborah Raffoul, esteve nesta quarta-feira (19/02) em visita a duas Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e também à residência inclusiva da cidade, sendo serviços conveniados junto à prefeitura.

Ao lado do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, a primeira-dama acompanhou de perto o trabalho desenvolvido nas ILPIs Casa São Vicente de Paulo e Recanto Girassol, geridas pela Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) e pela Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (Aadvis), nos bairros Parque Maria Helena e Vila Urupês, respectivamente.

Por meio da parceria com a Prefeitura de Suzano, as unidades promovem a manutenção diária de suas atividades, incluindo as demandas relacionadas a recursos humanos, com equipe formada por assistente social, cuidador, auxiliar de limpeza e cozinheiro, por exemplo. As instituições somam 50 vagas de acolhimento, com capacidade para 25 pessoas com mais de 60 anos, cada, sendo idosos encaminhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Já na Residência Inclusiva, também gerida pela Aadvis, são 20 vagas para o acolhimento institucional no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Atualmente, 11 pessoas são acolhidas no espaço que conta com o acompanhamento social e psicológico para indivíduos com idades entre 18 e 59 anos.

O secretário Garippo pontuou o empenho das equipes da Assistência e Desenvolvimento Social pela manutenção das unidades. “Assim como o Serviço de Acolhimento Institucional a Crianças e Adolescentes (Saica), as ILPIs e a Residência Inclusiva também contam com amplo apoio da municipalidade para garantir a operação dessas unidades e que este trabalho tão importante siga acontecendo e assegurando os direitos dos acolhidos”, destacou.

Já para Déborah Raffoul, os serviços promovidos nas unidades são essenciais para o cuidado de quem mais precisa. “Conheci de perto o trabalho incrível de acolhimento institucional, tanto para idosos quanto para as pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, onde eles têm a dignidade e autonomia respeitadas. Deixo minha gratidão e o abraço do prefeito Pedro Ishi, bem como reforço o nosso compromisso com esse público que merece toda a nossa atenção e cuidado especial”, concluiu.

As visitas também foram acompanhadas pela diretora da Proteção Especial da secretaria, Regiane Borges; pela coordenadora da Casa São Vicente de Paulo, Rosana Rodrigues da Silva; pelo representante da SSVP, Fabiano Durães Falcone; pela coordenadora do Recanto Girassol, Maria Seno, pela assistente social Tailane Souza; e pela presidente da Aadvis, Cleomarcia Barboza; além da coordenadora da Residência Inclusiva, Silvia Satler.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui