Arujá terá mês especial dedicado à saúde mental. O projeto de Lei nº 7/2025, de autoria do vereador Caio Mãos Solidárias (União), que cria o Janeiro Branco, foi aprovado em 2ª discussão e votação pelo Plenário da Casa na Sessão Ordinária de 7/4.
Agora, aguarda sanção do prefeito para se tornar Lei.
De acordo com o projeto, o Janeiro Branco visa, entre outros objetivos, inserir a temática da saúde mental na comunidade; difundir um conceito mais amplo de saúde mental e emocional “entendendo-a como um estado de equilíbrio emocional e combater a ideia equivocada de que está apenas relacionada à ausência de transtornos mentais” e evidenciar o assunto na mídia.
“Esse projeto de Lei foi apresentado com a meta de tornar a saúde mental uma prioridade entre as políticas públicas de saúde do Município”, explicou o vereador Caio na justificativa ao salientar que “a abordagem da saúde mental deve abranger tanto a promoção de hábitos saudáveis e ambientes que favoreçam o bem-estar quanto o enfrentamento das doenças psiquiátricas, que afetam parcela significativa da população.”
O Janeiro Branco tem como representação um laço branco. Se sancionado pelo prefeito, será inserido no Calendário Oficial de Festividades de Arujá.