O presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama (PL), participou na tarde de ontem (23) de uma reunião entre a Prefeitura e a Renova, concessionária de limpeza urbana do município, na Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos. A empresa tem sido bastante cobrada pelos vereadores pela falta de serviços de limpeza das ruas da cidade, sobretudo do mato crescendo nas calçadas e da falta de retirada de entulho e lixo.
“Muitas vezes, é feita a capinação, mas o mato retirado fica em pequenos montes ou em sacos de lixo que demoram para ser retirados do local, e isso acaba fazendo com que esses locais se tornem pontos de descarte irregular de lixo”, exemplificou Takayama.
Participaram do encontro pelo Executivo os secretários de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel de Oliveira; de Governo, Alex Santos; e de Assuntos Jurídicos, Renato Ferraris; e o diretor administrativo da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, Hamilton Peixoto, que também fizeram duras críticas ao trabalho que a Renova vem apresentando.
Na reunião, a empresa apresentou um plano de ação, com bairros prioritários a receberem serviços emergenciais, além de outros que deverão receber equipes fixas de trabalho. Também informou que está contratando mais 50 funcionários. Eles irão compor oito equipes de trabalho, cada uma com 12 pessoas.
Pela Renova, participaram do encontro o gerente Tárcio Ferreira dos Santos, o supervisor Cleyton Marcelo da Silva Machado, os engenheiros Talita Mello e Rafael Ribeiro de Carvalho e o diretor jurídico Alexandre Batalha.
Projeto SER
Na manhã de ontem, Artur Takayama acompanhou o evento do Projeto SER – Suzano Educa e Respeita, realizado no Cineteatro Wilma Bentivegna. O secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesportos da Prefeitura de São Carlos, Rafael Almeida, apresentou as ações e projetos realizados no município. O evento também contou com a presença do vice-prefeito Said Raful (PSD).
Takayama falou das dificuldades que enfrentam as famílias de pessoas com deficiência. “Só quem convive é que sabe. Muitos pais acabam sendo profissionais na área pelas dificuldades que passam”, afirmou ele, que é o autor da lei 5.497/2023, que incluiu no calendário oficial de eventos do município a Campanha “Setembro Verde”, dedicada à inclusão social da pessoa com deficiência.