Os vereadores fizeram perguntas sobre artesanato e turismo durante a audiência pública da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, realizada ontem (19) na Câmara de Suzano. A reunião foi presidida pelo vereador Dirceu Carlos da Silva (Republicanos), o filho do Carlão da Limpeza, que comanda a Comissão Permanente de Economia. Estiveram presentes os parlamentares Jaime Siunte (Avante), que é relator da comissão; Artur Takayama (PL); e Josias Ferreira Silva (PCdoB), o Josias Mineiro.
Jaime Siunte questionou sobre a possibilidade de Suzano ter novamente a Bienal, uma feira agroindustrial e festa das flores que era realizada no município entre os anos 60 e 70 no município. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Mauro Vaz, que fez a apresentação da audiência, disse que a Expo Suzano e o Suzano Faz, realizados na gestão passada, tinham esta característica. “Temos que fazer um grande evento, de forma entrelaçada, juntando indústria, agricultura e turismo, até para os suzanenses conhecerem o que é produzido aqui”, disse. Siunte também falou sobre o “sonho” de ver a represa de Taiaçupeba como um local de turismo.
Já o vereador Josias Mineiro disse que foi procurado por alguns artesãos sobre a possibilidade de terem um ponto fixo para o artesanato. Mauro Vaz disse que é algo que é preciso avançar. Ele também disse que a secretaria dará um treinamento para os artesãos cadastrados em e-commerce, no segundo semestre.
Artur Takayama perguntou sobre a possibilidade de fazer quiosques rotativos para os artesãos, já que são 466 que possuem a carteira municipal, sendo 350 ativos. O secretário disse que é preciso ter muito cuidado para definir um local que garanta a circulação de pessoas, para que os artesãos consigam vender.
O parlamentar também questionou como os artesãos podem se cadastrar na Prefeitura, e Mauro Vaz explicou que será feito um chamamento público de 6 a 22 de agosto, para que os que queiram ter a carteira municipal façam um teste na frente de uma comissão de aptidão. “Os interessados já podem procurar informações no Centro Unificado de Serviços (Centrus) da avenida Paulo Portela”, disse. Takayama ainda sugeriu que a Prefeitura realize uma feira vegana no município, já que tem sido procurado por pessoas com esta solicitação.
Apresentação
Na apresentação, Mauro Vaz, falou das ações realizadas pela pasta desde o início do ano. Ele destacou que quer resgatar a agricultura na cidade e citou a existência de 67 parceiros no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a realização de 300 atendimentos técnicos no período.
Em relação ao Centrus Norte, localizado no Jardim Dona Benta, Vaz disse que foram feitos no período 4.623 atendimentos. Já no Centrus da avenida Paulo Portela, no Centro, foram realizados 24.133 atendimentos.
No Suzano Mais Emprego, foram cadastrados 28.817 currículos e feitos 12.818 encaminhamentos.
Na área de turismo, ele revelou que a partir de agosto será feita uma atualização no Plano Diretor de Turismo em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), o que permitirá que o município seja reconhecido como de interesse turístico.
Em relação ao Mercado Municipal Gastronômico, foi informado que, das 18 lojas disponíveis, 15 estão em funcionamento.
Também participaram da mesa da audiência pública o diretor Arrones Junior e a assessora Débora Cândido.