APRESENTAÇÕES GRATUITAS DE CIRCO SÃO OPÇÕES DE PASSEIOS NO FIM DE SEMANA EM MOGI DAS CRUZES E LITORAL

0
237

No dia 30 de julho de 2022 (sábado), às 11h, com entrada gratuita, a Cia dos Tortos apresenta o espetáculo de circo “Quem Não Tem Lona Pede Carona” no Parque Centenário, que fica na Avenida Francisco Rodrigues Filho, s/n – C. de Souza, em Mogi das Cruzes.

Já no domingo, dia 31 de julho, às 16h, com entrada gratuita, a apresentação acontece no Jardim Botânico de Santos Chico Mendes, que fica na Rua João Fracarolli, s/n – Bom Retiro, Santos – SP.

O espetáculo “Quem Não Tem Lona Pede Carona” desafia o tempo e conta a história de dois artistas de cabelos brancos, Sizu e Palhita, que revivem junto com a plateia as memórias de suas vidas no circo, rindo de suas confusões e palhaçadas, mas também demonstrando a importância do amor e do cuidado um com o outro e com aquelas pessoas que os assistiam.

Com apresentações gratuitas e tradução em Libras, o espetáculo é inspirado em memórias e depoimentos de experientes artistas, que construíram suas trajetórias se apresentando nas lonas e picadeiros dos circos brasileiros, como Gachola, Bagunça, Reco-Reco, Dirce Militello e Marília de Dirceu

Partindo das memórias destes artistas, hoje com mais de 60 anos, e com inspiração também no documentário “Circo Paraki” (2011), que procura dar voz a figuras circenses pouco valorizadas na história da linguagem e esbarra nas transformações que o circo viveu e vive no Brasil, é que a Cia dos Tortos convida a população, principalmente pessoas idosas, dessas sete cidades diferentes para uma imersão em suas próprias lembranças e memórias com o circo.

“O que propomos é olhar para um grupo de pessoas que têm contribuições sociais e artísticas para todas as gerações. Colocar as pessoas idosas e suas histórias em evidência demonstra para o público geral o seu valor e proporciona um momento de interação e participação na comunidade. A Cia dos Tortos quer contribuir na construção de uma coletividade mais alegre, reflexiva e com mais equidade, lembrando sempre às pessoas que rir é um ato de união e resistência”, comenta o grupo que é formado por Paloma Natácia e Pedro Fontana, dupla formada em Artes Cênicas na Universidade Estadual de Londrina.

As apresentações terão a parceria de instituições voltadas para atividades e cuidados de pessoas idosas, em cidades descentralizadas da capital. Uma maneira encontrada pelo grupo para contribuir na formação de público para a arte circense e também fortalecer a relação que a pesquisa do espetáculo tem com o resgate da memória de diversas pessoas com mais de 60 anos.

“Poematizamos esse encontro e acreditamos que ele contribui beneficamente no processo coletivo do cuidado e valorização da nossa sociedade mais experiente, combatendo a discriminação de pessoas idosas, muitas vezes vistas como disfuncionais, e compartilhando momentos de celebração, alegria e reconhecimento”, finaliza o grupo.

As ações integram o projeto “Quem Não Tem Lona Pede Carona – Circo Carona na estrada”, contemplado no edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc – 46/2021 – Prêmio por Histórico de realização em Circo.

Mais informações: www.facebook.com/CiadosTortos e www.instagram.com/ciadostortos

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui