O empresário Moacir Carvalho de Oliveira Filho, de 72 anos, pagou fiança de mais de R$ 120 mil e foi liberado do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), em Belo Horizonte (MG), na sexta-feira (1º). O idoso havia sido preso no último dia 19 após perder o controle da direção de um Porsche e atingir nove veículos. As informações são do G1.
De acordo com a polícia, o empresário também atropelou um lavador de carros, agrediu a proprietária de um dos veículos atingidos e ameaçou policiais.
Nos últimos dias, a defesa do empresário entrou com recurso para diminuir o valor fixado para a fiança alegando “penúria econômica”. O advogado apresentou extratos bancários do idoso e anexou um laudo médico psiquiátrico, comprovando que o suspeito possui transtorno afetivo bipolar e faz uso de medicamentos controlados.
No entanto, a juíza Sabrina da Cunha Ladeira, da Vara de Inquéritos de Belo Horizonte, após analisar o pedido, disse que não há fatos novos que justificassem o reexame da questão. Além do pagamento da fiança, Moacir deve seguir uma série de medidas cautelares, como suspensão da CNH e uso de tornozeleira eletrônica.
Relembre o caso
Testemunhas relataram à polícia que o veículo do idoso estava em alta velocidade. Primeiro o carro bateu em um HB20. Na sequência, o homem acelerou e colidiu com outros carros que estavam estacionados na rua.
“Eu estava lavando o carro e só vi o HB20 voando em cima de mim”, relatou o lavador de carro que teve um ferimento na perna esquerda.
Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e liberado na sequência.
Após a batida, o homem ainda tentou agredir a dentista Lucianne Radespiel. O seu veículo foi um dos atingidos e ela estava filmando o acidente, o que teria incomodado o condutor, que estava embriagado.
A Polícia Civil de Minas Gerais informou que o homem deve responder pelos crimes de conduzir sob efeito de álcool, lesão corporal, ameaça e desacato.