Um grupo de alunos do Centro Cultural Professor Luiz Antônio da Silva, localizado no distrito de Palmeiras, criou um painel da Igreja do Baruel em estilo de colagem como parte do estudo sobre Suzano. O trabalho em mosaico foi realizado ao longo da semana, contando com a orientação do professor e artista Vinícius Ripa e agora será doado ao Casarão da Memória (rua Campos Salles, 547 – centro) para exposição.
A peça, desenvolvida a partir do estudo da história da cidade na oficina de Iniciação Artística conduzida na unidade, reproduz uma fotografia da Igreja do Baruel utilizando a técnica de colagem em mosaico, sendo esta desenhada na tela e preenchida com o recorte de pequenas formas triangulares de múltiplas cores, retratando fielmente a antiga estrutura católica.
Para a diretora de Patrimônio Cultural de Suzano, Rita Paiva, o trabalho foi fruto de muito cuidado e carinho. “Fazer um mosaico tão bonito como esse da Igreja do Baruel é de encher os olhos. A peça será exposta aqui no Casarão da Memória como um símbolo desse ponto tão importante da nossa história”, comentou.
Segundo o secretário de Cultura de Suzano, o vice-prefeito Walmir Pinto, o trabalho de Ripa e seus alunos é prova de que o respeito com a cidade e o apego pela arte podem gerar resultados especiais. “Parabenizo o professor Vinícius e a todos os alunos que contribuíram para a criação dessa verdadeira obra de arte que, em breve, estará disponível para visita de todos”, relatou.
O Casarão da Memória está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com entrada gratuita.