ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE MOGI DAS CRUZES SÃO PREMIADOS PELO INSTITUTO JULIO SIMÕES

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Três alunos da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes foram premiados no 9º Concurso de Redação do projeto “Você quer? Você pode!”, promovido pelo Instituto Julio Simões com apoio da SIMPAR em parceria com a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. O evento aconteceu no Centro de Memória e Cultura Julio Simões, em Braz Cubas e os professores também foram premiados.

O tema deste ano foi “Uma história de superação” e envolveu 2.837 estudantes do 4º ano do ensino fundamental de 41 escolas municipais. “Quando os estudantes se mobilizam para participar de um concurso de redação, encorajam-se a submeter suas produções a uma comissão julgadora e aguardam ansiosos pelo resultado, isso se traduz em uma ação exitosa de todo o processo educativo”, disse a diretora do Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação, Elisabete Jacques Urizzi Garcia.

As redações foram escritas a partir da visita dos alunos ao Centro de Memória, onde conheceram a história do empresário e sua trajetória profissional. A gerente do Instituto Júlio Simões, Ana Beatriz Urbano Andari, destacou a história da iniciativa. “Este projeto existe desde 2012, já foram mais de 30.000 alunos que passaram por ele e nós acreditamos realmente na causa da educação. Eles estarem aqui hoje é fruto de toda a dedicação deles, dos responsáveis, dos professores, é uma construção que vale muito a pena”.

No concurso, o aluno e o professor da turma são premiados. O primeiro lugar recebeu notebook, o segundo tablet e o terceiro, smartphone. Lavínia de Oliveira Gomes, de 10 anos, aluna da EM Profª Sônia Brasil de Siqueira Andreucci, no Jardim Margarida, conquistou a primeira colocação. “Estou muito feliz por ter participado e conquistado o primeiro lugar. Foi muito legal conhecer uma história como a do Júlio Simões, porque ela nos incentiva a manter o foco e não desistir dos nossos sonhos”, disse. A professora da turma da estudante, Maria Gilvana Carvalho Braga, também foi premiada.

Educadores, gestores, pais e familiares também acompanharam a premiação. A mãe da aluna estava orgulhosa pela vitória da filha. “Acompanhei todo o processo de criação da redação, ajudei com as pesquisas e vi todo o esforço que ela depositou neste trabalho. Estou muito orgulhosa da minha filha ter chegado até aqui”, comentou Jéssica Cristina de Oliveira.

A conquista do segundo lugar foi comemorada pelo aluno Cauã Silva Firmino, 10 anos, da EM Profª Cecília de Souza Lima Vianna, em Taiaçupeba. “Estou muito feliz por ter sido um dos ganhadores. Foi muito bom participar do concurso. Aprendi muita coisa e quero levar a história do Júlio como um incentivo”. A premiação também se estendeu para a professora de sua turma, Luana Aparecida Cardoso de Moraes também.

Denis Emanoel Souza da Silva, 10 anos, aluno da EM João Antonio Batalha, na Chácara Santo Ângelo conquistou o terceiro lugar. “Foi bem gratificante participar deste concurso. Nós trabalhamos a partir do que já era realizado na sala de aula e com um pouco mais de elementos, eles se esforçaram bastante para conseguir se desenvolver durante todo o processo”, disse a professora da turma do estudante, Nelia Aparecida Ferreira Meireles, que também recebeu um prêmio pela conquista do estudante.

A iniciativa tem como objetivo contribuir e incentivar os alunos a terem novas perspectivas de vida e construírem um futuro de sucesso. O planejamento e execução do projeto é feito pela analista de projetos sociais do Instituto Julio Simões, Thais Alves Oliveira com apoio da equipe do instituto. O acompanhamento pela Secretaria de Educação é feito pelo técnico pedagógico do Deped, Luiz Flávio da Silva.

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