Ações voltadas ao perigo da embriaguez ao volante e aos cuidados que idosos devem ter no trânsito fecharam a programação desta semana do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes, realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. O trabalho para conscientização da população para um trânsito mais seguro e harmônico continua na segunda-feira (20/05), das 9h às 12h, com o Simulado de Emergência, que ocorrerá na avenida Francisco Ferreira Lopes, nas proximidades da praça Francisco Urbano, em Braz Cubas.
Na quinta-feira (16/05), a equipe do Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária estiveram no Largo do Rosário para uma ação com o Simulador de Embriaguez ao Volante, que chama a atenção para os perigos de dirigir após beber.
Durante o trabalho, o participante utiliza um óculos que simula os efeitos da bebida alcoólica no organismo e precisa passar por um percurso formado por cones. No final, a pessoa deve acertar uma bola de tênis em um cesto que está próximo. O objetivo é demonstrar como a bebida alcoólica interfere no senso espacial e direção dos condutores e deixar o alerta do risco que isso representa no trânsito.
A ação também teve a distribuição de material educativo pela equipe do Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária e apoio do Detran/SP, que também participou da ação.
Já nesta sexta-feira (17/05), o trabalho ocorreu no Centro Dia do Idoso, com o projeto Terceira Idade em Foco. Durante a atividade, os idosos recebem orientações sobre trânsito, cuidados ao circular nas vias da cidade e cuidados em casa. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Corpo de Bombeiros.
Os idosos receberam dicas práticas sobre cuidados que devem ser adotados nas ruas e avenidas, com atravessar nas faixas para pedestres, não atravessar próximo a esquinas, nem em diagonal nas vias. A importância de ver o movimento e ser visto pelos condutores de veículos quando forem cruzar as vias nas faixas também foi destacado. A equipe do Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária também fez uma dinâmica de identificação das placas de sinalização de trânsito com os idosos.
Já o Corpo de Bombeiros explicou sobre comportamentos que podem ser adotados nas residências, como os cuidados ao mexer com fogões e para prevenir quedas. A utilização correta dos números de emergências, quando for necessário, também foi abordada.
Simulado de Emergência
A programação do Maio Amarelo continua nesta segunda-feira (20/05), com o Simulado de Emergência, que neste ano será realizado na avenida Francisco Ferreira Lopes, próximo ao cruzamento com a rua Schwartzmann e à praça Francisco Urbano. A ação é realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros e com o Cresamu e simula, de forma bastante realista, a ocorrência de um acidente, com o atendimento às vítimas.
A partir das 9h desta segunda-feira, o trânsito no trecho da avenida Francisco Ferreira Lopes estará interditado para a realização da simulação. A orientação aos motoristas é a utilização da avenida Anchieta ou da rua Doutor Deodato Wertheimer. A previsão é que a circulação seja normalizada por volta das 12h.
A programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes prevê ações voltadas à segurança viária durante todo o mês. O tema deste ano é “A paz no trânsito começa por você” e todos os dias as equipes do Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária estarão em algum ponto da cidade para a realização de atividades. O objetivo é chamar a atenção da população para a importância de um trânsito mais seguro, harmônico e humano.
Mais informações sobre a programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes e sobre o trabalho voltado à educação para o trânsito e segurança viária na cidade podem ser obtidas pelo telefone 4798-6783 ou pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.