Durante todo mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes promove ações de incentivo e informação sobre o Aleitamento Materno, ressaltando a importância da amamentação que, além de ser econômica e sustentável, é a melhor alimentação para os bebês.
Neste ano, o tema do “Agosto Dourado” é “Faça a diferença para mães e pais que trabalham”, ou seja, pretende conscientizar a rede de apoio para o fortalecimento do aleitamento materno.
“Os bebês até seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno. Não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água, pois é um alimento completo, auxilia no sistema imunológico dos bebês, oferecendo praticamente todas as proteínas, açúcar e gordura necessárias”, explica a médica pediatra e secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha.
Um dos principais desafios da amamentação é conciliá-la com o trabalho das mães. Antes do retorno ao trabalho, por exemplo, a orientação é que a mãe comece a ordenhar o leite materno para oferecer ao seu bebê ao longo do dia. Dessa forma, ele se acostumará com a nova rotina. O ideal é que o leite ordenhado seja oferecido ao bebê em copo, colher ou xícara.
O estoque do leite materno deve ser iniciado pela mãe 15 dias antes do retorno ao trabalho, no freezer, para alimentar a criança no período de ausência da mãe. O ideal é que o leite materno ordenhado seja armazenado em potes de vidro com tampa de plástico e é importante etiquetar os potes com data da ordenha e validade. A validade do leite materno ordenhado é de 12 horas armazenado na geladeira e 15 dias armazenado no freezer.
“O ideal é que o leite materno seja descongelado em banho-maria para ser servido ao bebê. Se o bebê não tomar todo o leite a sobra deverá ser descartada”, orienta a médica. O leite materno ordenhado deve ser transportado para casa em bolsa ou caixa térmica e posteriormente congelado e, sempre que possível, a mãe deve optar por oferecer o peito ao bebê.
O leite materno é uma substância viva que se modifica às necessidades do bebê e acompanha o crescimento da criança garantindo nutrição e proteção contra doenças.
O Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes mantém uma equipe técnica capaz de orientar as mães sobre aleitamento materno, esclarecendo as principais dúvidas. Funciona junto ao Novo Pró-Mulher, na rua Francisco Affonso de Melo, 550, em Braz Cubas. O telefone para informações é 4798-7344.