A tradicional Entrada dos Palmitos, realizada neste sábado (18/05), recebeu um grupo de 350 turistas que vieram a Mogi das Cruzes no Expresso Turístico, promovido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Em uma parceria com a Coordenadoria de Turismo da Prefeitura e a Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo, os visitantes foram recebidos na cidade e puderam conhecer uma das tradicionais e maiores comemorações em louvor ao Divino Espírito Santo do país.
Durante o percurso entre a Estação da Luz e Mogi das Cruzes, os turistas ouviram explicações sobre o município e sobre a história da Festa do Divino Espírito Santo, acompanhados de um guia de turismo designado pela Prefeitura. Todo o projeto, foi capitaneado por funcionários da Coordenadoria de Turismo da Prefeitura. Os visitantes também receberam um kit de boas vindas, com a programação das comemorações, um panfleto com a história da festa, uma medalhinha do Divino Espírito Santo, o tradicional lenço, utilizado pelos fiéis e o guia turístico da cidade.
Além disso, a Coordenadoria de Turismo preparou um folder digital, com acesso por meio de um QR Code, com as informações e orientações para os passageiros aproveitarem o dia na cidade.
“A Festa do Divino é a mais tradicional comemoração religiosa de Mogi das Cruzes e a Entrada dos Palmitos é o ponto alto da programação cultural, chamando a atenção dos visitantes por suas características únicas. Esta é uma oportunidade para fomentar o turismo em Mogi das Cruzes, mostrando a riqueza cultural da cidade e oferecendo a quem está vindo para a cidade a melhor experiência”, destacou a coordenadora municipal de Turismo, Flávia Batista.
A Entrada dos Palmitos lembra a tradição da chegada dos moradores da zona rural para participar das comemorações em homenagem ao Divino e agradecer pela colheita e pela fartura. Durante o cortejo, percorrem as vias grupos folclóricos, estudantes, autoridades, festeiros e ex-festeiros, devotos, cavaleiros com seus cavalos, carros de boi e charretes.
Ao chegar à Estação Mogi das Cruzes, eles foram recepcionados pelo secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, que esteve em Mogi das Cruzes para acompanhar a Entrada dos Palmitos.
Os visitantes também puderam acompanhar o cortejo, que percorreu algumas das principais vias da região central de Mogi das Cruzes e reuniu milhares de pessoas. Na sequência, com tempo livre, eles puderam visitar o Museu Histórico Professora Guiomar Pinheiro Franco, o Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, o Museu Mogiano, a Pinacoteca e a Catedral de Santana. Na sequência, embarcaram em ônibus para a quermesse da Festa do Divino.
Na quermesse, a equipe da Coordenadoria de Turismo atendeu os turistas com um ponto de apoio na barraca destinada ao Fundo Social de Mogi das Cruzes. Por volta das 15h, o grupo foi transportado até a Estação Estudantes, de onde retornaram para a Capital, no Expresso Turístico.
Considerada a maior e mais tradicional festividade em louvor ao Espírito Santo do Brasil, a Festa do Divino de Mogi das Cruzes completou 411 anos de história e foi realizada entre os dias 9 e 19 de maio. Entre os destaques da programação religiosa estão as Alvoradas, a Novena e a Procissão de Pentecostes, enquanto a programação folclórica conta com a Quermesse e a Entrada dos Palmitos como pontos altos.