A CADA DOIS MESES, PREFEITURA DE SUZANO É PREMIADA E RECONHECIDA POR BOAS PRÁTICAS

0
108

A gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi acumulou 50 prêmios, selos e certificações ao longo dos oito anos de trabalho à frente da Prefeitura de Suzano, entre 2017 e 2024. A média representa um reconhecimento por boas práticas a cada dois meses, contemplando diferentes áreas da administração municipal, como Saúde, Educação e Segurança Pública.

Logo no primeiro ano de gestão, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu o prêmio “Professor Alexandre Vranjac” do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) em razão dos esforços na prevenção e no tratamento da tuberculose. No mesmo ano, a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM), recebeu o prêmio “Professor Joaquim Guimarães”, do Centro Acadêmico Doutor Carlos Roberto Vissechi do curso de Direito da Faculdade Unisuz. Em 2018, o grupamento voltou a receber honraria durante a entrega do Selo FBSP de Práticas Inovadoras. A homenagem foi concedida pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, na capital paulista.

No ano seguinte, Suzano conquistou o primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Nacional do Conselho Federal de Odontologia (CFO) de Saúde Bucal. O feito ainda garantiu uma homenagem especial ao município na Casa da Odontologia Paulista. No mesmo ano, o Fundo Social de Solidariedade se destacou na Campanha do Agasalho 2019, sendo homenageado na categoria “Parceiro Fiel” pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Ainda em 2019, a Escola Municipal Lídia Lima da Silva, do bairro Jardim Planalto, foi destaque nacional no programa “Educação Viária é Vital 2019”, da Fundación Mapfre, que promove ações relacionadas à segurança e atenção ao trânsito. Na questão ambiental, Suzano ainda recebeu uma homenagem pela política de combate ao descarte irregular de entulho. A honraria foi concedida pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon). Por fim, Suzano também recebeu uma certificação para obtenção do Selo Município Amigo do Idoso. A honraria foi entregue pelo então governador João Doria durante a inauguração do Centro Dia do Idoso, na região norte do município.

Já em 2020, o Canil da GCM foi campeão na prova de faro de entorpecente da primeira edição do Torneio de Cães de Polícia. O resultado foi obtido pela cadela Mayla, da raça pastor belga malinois. A corporação ainda ficou em quarto lugar na modalidade abordagem policial com o cão Hunter, da mesma raça. A competição contou com cerca de 30 canis de instituições de segurança pública de todo o Brasil.

Em 2021, o Canil da GCM voltou a ser homenageado com uma medalha por operações com cães. A honraria foi entregue por representantes da Academia de Medalhística Cívico Militar do Brasil, em cerimônia no Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos, em Cotia. A Educação também foi destaque com a vitória de três professoras suzanenses na premiação nacional de boas práticas educacionais durante a pandemia de coronavírus (Covid-19). Os projetos “Mascote da Turma” e “Leitura na calçada”, criados por elas na rede municipal, concorreram com mais de 700 outros inscritos de todo o País.

A pasta também foi reconhecida pelo Estado por sua atuação intersetorial, recebendo o prêmio de Práticas Inovadoras na Educação. Outra conquista foi da escola Orlando Digênova, do Cidade Miguel Badra, que se tornou referência nacional ao conquistar o terceiro lugar do Prêmio Destaque Educação 2021 na categoria educação básica pública.

No mesmo ano, Suzano conquistou três editais do programa estadual “Juntos Pela Cultura”, voltado ao fomento cultural que une Estado, prefeituras e segmentos artísticos para potencializar o setor e a economia criativa. Ainda em 2021, Ashiuchi recebeu o prêmio “Parcerias Municipais”, também do governo do Estado, na categoria “Mitigar os impactos da pandemia na pobreza e na geração de emprego e renda”.

Outras conquistas alcançadas em 2021 foram a participação no ranking nacional “Cidades Amigas da Internet”, ficando entre as dez primeiras posições no País; o destaque no Simpósio de Saúde (Sisac), promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+); e a liderança no ranking de “Execução Orçamentária” previsto em análise do Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), formado pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec).

Em 2022, a Saúde suzanense foi destaque no 35º Congresso Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) e conquistou o 11º Prêmio David Capistrano com o projeto “Casos de violência na atenção primária à saúde: a classificação de risco como apoio ao monitoramento do cuidado em rede”. A pasta também foi premiada no Estado pelo trabalho de prevenção à sífilis congênita por meio do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Além disso, dois trabalhos de Suzano foram destaque no 2º Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas.

No mesmo ano, representando a presidência do Condemat+, o prefeito recebeu o prêmio “Estratégias ODS Brasil” na categoria Órgão Públicos com o projeto “Recicla Cidade”. A mesma iniciativa garantiu o prêmio “Prefeito Empreendedor”. Em 2022, Suzano também recebeu o certificado “Cidade Amiga do Comércio”, do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomercio); um prêmio de excelência no uso de Location Intelligence na gestão pública, por meio do portal “GeoSuzano”; e o selo Connected Smart Cities, da Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Spin (Soluções Públicas Inteligentes) e a Urban Systems, sendo que Suzano esteve na 86ª posição no Ranking Connected Smart Cities em todo o País e na 50ª colocação da região Sudeste. Por fim, Ashiuchi ainda recebeu a medalha “Challenge Coin”, oferecida pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Boa Vista.

Em 2023, Suzano foi classificada como aspirante à “Cidade Mil da Unesco” no “IX Encontro Internacional de Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade”, em Cuba. O município também apareceu pela terceira vez consecutiva no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), avançando 17 posições ao ocupar a 59ª colocação no levantamento. Ainda em relação ao empreendedorismo, no mesmo ano, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) avaliou o posto Sebrae Aqui do Centro Unificado de Serviços (Centrus) Norte como o 18º melhor em todo o Estado.

A cidade também esteve na 13º posição do Ranking do Saneamento, se mantendo na liderança regional e único do Alto Tietê a configurar entre os 20 primeiros do Brasil, estando à frente de grandes capitais. Já na Saúde, Suzano foi premiada pelo trabalho de identificação de pacientes com tuberculose, com atestado de qualidade do serviço por meio do Programa Estadual de Controle da Tuberculose. Outro feito foi o primeiro lugar no ranking regional dos Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil 2023.

O município ainda foi homenageado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) por sua contribuição ao esporte paralímpico durante o 2º Encontro Estadual dos Municípios Parceiros do Sesi Atleta do Futuro. Outra conquista com o Sesi-SP foi a premiação com integrante do programa “Recompondo Saberes”, em prol do combate à defasagem escolar. Também na Educação, a escola Professor Paulo Henrique Barreiros, do Parque Residencial Samambaia, foi destaque na “Gincana Cultural Xô Desperdício”, promovida pela EDP Brasil.

Ainda em 2023, Suzano conquistou pela quinta vez consecutiva nota máxima na análise de Capacidade de Pagamento (Capag), promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Economia. Além de garantir a certificação inédita no “Programa Município VerdeAzul (PMVA)” e ficar em 9º lugar no ranking das 65 cidades paulistas com população entre 100 e 500 mil habitantes. O ano também foi marcado pela conquista do troféu “Poder Executivo”, conferido pelo colunista Thales Talarico, idealizador do Press Chic.

Já em 2024, a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Suzano foi reconhecida no 37º Cosems-SP por conta de um projeto voltado às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município; a escola Antônio Marques Figueira, no centro, foi premiada na 5ª edição da Gincana Cultural “Xô Desperdício”, promovida pela EDP Brasil, e a Educação apresentou o trabalho realizado em parceria com a Perkins School for the Blind (Escola Perkins para Deficientes Visuais) no evento “Every Child Can Learn: Mobilizing Support to Make Learning Inclusive” (Toda Criança Pode Aprender: Mobilizando Apoio para Tornar a Aprendizagem Inclusiva), em Nova York.

Suzano ainda foi a cidade mais bem posicionada do Alto Tietê no estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM), pela Macroplan Consultoria e Analytics, e esteve na liderança regional no quesito “Proteção aos Cidadãos” no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) 2023 do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Ashiuchi também recebeu o prêmio “Prefeito Inovador 2024”, conferido pelo Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes; o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, concedido pela Fundação Abrinq, em Brasília; e o prêmio internacional “África Friends 2024”, oferecido pelo Instituto Azusa.

Para o chefe do Poder Executivo municipal, as conquistas retratam os avanços da gestão. “Foram oito anos de muito trabalho, com resultados concretos que mostram o quanto pudemos avançar. A cidade não é perfeita, mas avançou muito e está muito melhor do que aquela que pegamos em 2017. Agradeço o empenho de todos os colaboradores que estiveram conosco colocando Suzano no caminho certo do desenvolvimento”, afirmou.

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui