CRIANÇAS DO JARDIM MAITÊ EM SUZANO RECEBEM AULA DO PROJETO BOMBEIRO NA ESCOLA

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Os alunos da Escola Municipal Antônio Carlos Mayer, do Jardim Maitê, receberam a primeira aula do projeto-piloto Bombeiro na Escola, na última terça-feira (12/04). Por meio de parceria com a Secretaria de Educação de Suzano, membros do Corpo de Bombeiros da cidade visitaram a instituição de ensino para promover a atividade com 60 crianças visando oferecer instrução adequada em casos de incêndio e sobre segurança doméstica.

Na primeira das quatro aulas previstas do projeto experimental, os alunos do 4º ano do ensino fundamental dos períodos matutino e vespertino receberam orientações a respeito de procedimentos e formas de se evitar situações de perigo, como e quando acionar socorro e aspectos da atuação da corporação.

As crianças receberam um livro de apoio para realização de atividades, com ilustrações que representam situações que podem gerar risco à integridade física de uma pessoa ou a um espaço coletivo, como casas e áreas de vegetação.

As imagens e os procedimentos foram explicados pelos bombeiros, que trouxeram uniformes, capacetes e outros equipamentos utilizados em emergências, explicando suas funcionalidades de demonstrando algumas das ações e dos cuidados que podem salvar vidas antes e durante situações extraordinárias.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, os trabalhos são elaborados para orientar os alunos de uma forma diferenciada, oferecendo um contato direto com os integrantes da corporação por aproximadamente uma hora. “Esta iniciativa é idealizada para a segurança das crianças e suas famílias, pois uma instrução adequada pode salvar vidas em caso de emergência, como incêndios, vazamentos de gás ou outras situações”, disse.

Segundo ele, o projeto vinha sendo desenvolvido desde 2021, tendo iniciado sua fase prática neste mês de abril. “Tivemos algumas reuniões com o Corpo de Bombeiros desde o final do ano passado para desenvolver a proposta do projeto de modo que fosse didático, divertido e intuitivo. Considero este trabalho muito positivo para a formação cidadã dessas crianças e, no futuro, para as de outras escolas”, pontuou Bassini.

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