A falta dos pacientes em consultas médicas e exames marcados é um problema que prejudica o bem-estar de outras pessoas no município.
A falta das pessoas em consultas médicas, afeta todo o planejamento da equipe e prejudica outros pacientes que poderiam beneficiar-se com a antecipação do atendimento. No ano de 2021, em Santa Isabel, foi registrada a taxa de 49.18% de faltosos em consultas, além de 37% em exames.
O número oscilou muito desde 2019, e nos dois últimos anos, os dados apontaram aumento de ausentes devido a pandemia do novo coronavírus.
Diversos motivos podem ocasionar a falta, como o trabalho ou até mesmo uma doença agravada. No entanto, é necessário que o paciente ligue ou vá até o local onde fez o agendamento com antecedência, para não prejudicar o atendimento à população.
O prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchila enfatiza sobre a importância dessa responsabilidade social para os moradores “As consultas médicas e os exames são muito necessários, então, se não puder ir, não tire a oportunidade de outro paciente que também necessita de atendimento, avise e desmarque antecipadamente”, ressalta.
Além de prejudicar os moradores, as faltas também comprometem o trabalho de gestão da rede de saúde, pois aumenta a demora na fila de espera por atendimento e causa transtorno para diversos cidadãos.