O gigante está de volta! Depois de 13 anos, o time de Suzano, multicampeão e casa de muitos ídolos do vôlei nas décadas de 1990 e 2000, voltará à disputa da Superliga masculina na próxima temporada.
Neste sábado, o Suzano venceu o Niterói por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/16 e 27/25, pelo segundo jogo da semifinal da Superliga B, na Arena Suzano lotada.
Como já havia vencido a primeira partida, no último domingo, no Rio de Janeiro, a equipe paulista fechou a série melhor de três em 2 a 0, garantindo a vaga na final e, mais do que isso, o acesso à Superliga da temporada 2022/23.
O adversário do Suzano na decisão da Superliga B sairá do duelo entre Uberlândia Vôlei/Araguari, de Minas Gerais, e Instituto Cuca, do Ceará. Por enquanto, a equipe cearense vai vencendo a série por 1 a 0. Os times voltam a se enfrentar neste domingo, em Araguari.
A final da Superliga B será disputada em jogo único, provavelmente no domingo (10), na Arena Suzano, já que a equipe suzanense foi a dona da melhor campanha na primeira fase e tem o direito de decidir em casa.
Dez vezes campeão estadual e tricampeão nacional, o Suzano não disputa a Superliga desde a temporada 2008/2009. A cidade de aproximadamente 300 mil habitantes, que por muito tempo foi conhecida como “Capital do Vôlei”, ficou mais de uma década sem uma equipe profissional, mas voltou a ter um time pelo qual torcer no meio do ano passado, quando um novo projeto teve início.
O jogo
Para esse jogo decisivo, o Suzano contou com grande apoio de sua torcida, que encheu as arquibancadas da Arena. Depois de um início equilibrado, os donos da casa abriram uma pequena vantagem no placar, o que fez o técnico do Niterói parar o jogo no 11 a 8. Não adiantou. Os suzanenses seguiram no controle da parcial e não deram qualquer chance de reação ao adversário, vencendo o primeiro set até com certa tranquilidade: 25 a 16.
O segundo set novamente se mostrou favorável ao Suzano, que se manteve focado e começou a abrir boa vantagem já na metade da parcial. Firme no ataque e com bons bloqueios, o time da casa abriu seis pontos de frente (20 a 14), quando o Niterói pediu tempo. O Suzano seguiu com o controle total da partida, venceu o set por 25 a 16 e fez 2 a 0, dando mais um passo rumo à Superliga.
Ainda sonhando com a possibilidade de vencer e forçar um terceiro jogo na série, que seria disputado na próxima semana, o Niterói melhorou no terceiro set, que foi bem mais equilibrado.
A equipe do Rio de Janeiro chegou a ter 22 a 20 no placar e parecia caminhar para a vitória no set, mas o Suzano buscou o empate em um ace de Riad, que levantou ainda mais a torcida. A partir de então, o jogo foi disputado ponto a ponto, até que, para a alegria dos milhares de torcedores na Arena, o Suzano fechou o set em 27 a 25 e a partida em 3 a 0, selando de vez o seu retorno à elite do vôlei.