A equipe do Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba apresentou, na última quinta-feira (24), alguns projetos para a Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de promover ações com as escolas da rede. Os projetos levam os nomes de Gincana Solidária e Coleta Seletiva.
De acordo com a presidente do Fundo Social, Mila Prates Queroz, trabalhar com projetos sociais é sempre ir em busca de auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade. “Além de ajudar as pessoas, conseguimos conscientizar as crianças, que são grandes parceiras das nossas ações.”
O projeto Gincana Solidária visa arrecadar alimentos que serão distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade. A adesão das unidades escolares é facultativa e o projeto contará, ainda, com a participação das secretarias de Cultura e Desenvolvimento Social.
As escolas que participarem vão passar por etapas de pontuação gastronômica, soletrando e danças regionais. A etapa eliminatória será composta pelas unidades escolares com a menor arrecadação de alimentos.
Já no projeto Coleta Seletiva, a ideia é de que as escolas trabalhem de maneira integrada com as secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e a Peralta, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade.
Os materiais coletados serão enviados para a cooperativa que será montada com os catadores de resíduos e, dentro das possibilidades estruturais, as escolas terão um Ponto de Entrega Voluntário (PEV). Há também uma proposta de comissão participativa e integrada com pais, alunos e professores.
O prefeito Eduardo Boigues frisou o quanto é importante trabalhar a educação ambiental, uma vez que as ações trazem aos munícipes uma mudança de hábitos. “Depois que as crianças aprendem, elas passam a cobrar dos adultos. Isso proporciona uma mudança nas atitudes diárias.”
“Os projetos são interessantes e com chances de terem adesão não só das escolas como da comunidade. Vamos fazer eles saírem do plano das ideias”, finalizou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.