DEFESA CIVIL ALERTA PARA POSSÍVEIS TEMPESTADES NESTE FIM DE SEMANA

0
352

Com um acumulado de 924.7 mm de chuva desde janeiro, a Defesa Civil de Itaquaquecetuba alerta a população para possíveis tempestades neste sábado (19), domingo (20) e segunda-feira (21). O chamado de atenção acontece com base no monitoramento do nível do Rio Tietê, alertas meteorológicos e avaliação de encharcamento de solo.

O coordenador do departamento, Anderson Marchiori, explica que é importante que a população instale o aplicativo da Defesa Civil do Estado, o Alerta SP, que está disponível para Android e iOS. “Dessa maneira, é possível fazer o acompanhamento, o que possibilita o alerta para o morador. O cadastro é simples, basta enviar o CEP de um ou mais bairros para o número 40199.”

Janeiro registrou 409 mm de chuva, enquanto em fevereiro choveu 208.5 mm e já foram 305.2 mm este mês. Marchiori alerta, ainda, para possíveis cheias em rios mesmo sem chover na cidade. “Quando chove em grandes quantidades em outras cidades, o volume de água percorre o rio no trecho da cidade podendo causar alagamento, uma vez que o nível de alguns bairros ficam abaixo do rio”, explicou. Nesta sexta-feira (18), a régua estaleira, em Mogi das Cruzes, marcou 3,24 metros.

Diante desse cenário, é fundamental que a população esteja prevenida e, em casos de emergências, acione a Defesa Civil pelo 199. Para conter situações emergenciais, há um plano de contingenciamento municipal, um trabalho em conjunto com outras secretarias que dão suporte para casos de alagamentos, deslizamentos de terra, entre outras situações causadas como consequência de fortes tempestades.

O prefeito Eduardo Boigues contou que aguarda o estudo do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) para conter as enchentes nos bairros Vila Japão e Maria Augusta. “O DAEE fez a contratação de serviços de engenharia consultiva para a execução do estudo de alternativas e projeto básico das obras de combate às enchentes na região da Vila Japão e Vila Maria Augusta. Aguardamos os próximos passos ansiosos porque o estudo vai ajudar muito a nossa cidade.”

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui