PREFEITURA DE MOGI RECEBE EXECUTIVOS DA CAF E APRESENTARÁ NOVO CONJUNTO DE OBRAS ESTRUTURANTES

0
250

A Prefeitura de Mogi das Cruzes recebe, esta semana, a visita de uma equipe de executivos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Os técnicos da Administração Municipal e da instituição financeira terão reuniões técnicas de terça a quinta-feira (17/03) e debaterão um novo conjunto de obras de grande porte, nas áreas de mobilidade urbana, desenvolvimento rural e saneamento ambiental, que prevê investimentos de cerca de R$ 330 milhões (veja os projetos no final da página, em formato PDF). As obras estão conectadas ao Programa Viva Mogi.

O prefeito Caio Cunha destaca a importância das duas ações, que estão ligadas e têm como objetivo proporcionar resultados práticos para as pessoas – uma prioridade da atual gestão: “Temos pilares em nossa administração, que são a participação popular, a transparência e sobretudo uma cidade voltada para as pessoas. O Viva Mogi vem avançando e se tornou uma marca da Prefeitura de Mogi das Cruzes que agrega valores permanentes, como a qualidade de vida da população e a reconexão dos cidadãos com o município. Este novo conjunto de obras complementa o Viva Mogi e trará investimentos, progresso e geração de empregos”, afirma.

O novo conjunto de obras é resultado de um trabalho multidisciplinar, que inclui as Secretarias Municipais de Planejamento e Urbanismo, Mobilidade Urbana, Agricultura, Verde e Meio Ambiente, Infraestrutura Urbana, Semae e Desenvolvimento Econômico e Inovação.

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, explica que a Prefeitura aprovou, no ano passado, um projeto de carta consulta junto ao Ministério da Economia que prevê a conclusão da Perimetral, um anel viário projetado na década de 70 e que foi executado parcialmente ao longo das décadas seguintes. A proposta que será apresentada à CAF visa conectar as principais rodovias situadas na região sudeste do município, incrementando a mobilidade urbana e o transporte logístico, que são ativos essenciais para o desenvolvimento econômico e urbanístico da cidade.

Ele acrescenta que, além da conclusão da Perimetral, a Prefeitura planeja a implantação de um terminal de ônibus em Cezar de Souza; a implantação de saneamento básico com coletores-tronco na região do córrego Oropó e uma adutora de água entre o Cocuera e o Conjunto Toyama; melhoria das estradas vicinais do Cocuera para escoamento da produção agrícola e a implantação de um Centro de Tecnologia pela Secretaria Municipal de Agricultura, além de potencializar do turismo rural da região.

Mobilidade, saneamento e agricultura

O secretário de Planejamento explica que este novo conjunto de obras une conceitos como mobilidade, saneamento básico e ações de apoio à agricultura. A conclusão da Perimetral oferecerá uma nova e importante rota aos motoristas, colaborando para desafogar o trânsito na região central e cumprindo o objetivo inicial do projeto, que era oferecer um anel viário ao município. Já o terminal de Cezar de Souza faz parte das iniciativas da administração municipal para a melhoria do serviço prestado à população, tornando o sistema de transporte coletivo mais eficiente e facilitando o deslocamento das pessoas.

Os investimentos em saneamento básico no Cocuera garantirão a prestação de serviços essenciais, projetando o crescimento sustentável à região. Da mesma forma, a melhoria das estradas vicinais e a construção de um Centro de Tecnologia de Agricultura valorizarão o potencial e a identidade das comunidades locais, estimulando a produção e o turismo rural. “É um conjunto de ações que trarão desenvolvimento sustentável para uma região que é um vetor de crescimento de Mogi das Cruzes”, completa Claudio de Faria Rodrigues.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui