A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social fechou uma nova parceria com o campus suzanense do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Agora, os moradores da cidade poderão ter acesso a um curso profissionalizante gratuito por meio do programa “Qualifica Mais Progredir”, do governo federal. Serão 500 vagas para moradores maiores de 18 anos que sejam beneficiários do programa social Auxílio Brasil. Para participar, é preciso ter concluído os primeiros anos do ensino fundamental.
O curso de qualificação profissional tem jornada de 160 horas e ensinará os participantes a atuarem como Microempreendedores Individuais (MEIs), a construírem um negócio próprio e a garantirem seu sucesso. A medida tem o objetivo de aumentar a inclusão produtiva dos beneficiários do Auxílio Brasil no mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas para as três primeiras turmas, com início das aulas previsto para o dia 22 de março. Elas serão ministradas em instalações públicas municipais.
O Instituto Emaús (estrada do Furuyama, 2.974 – Rio Abaixo) sediará a turma do período da tarde, com atendimento das 13 às 17 horas. Para se inscrever, basta comparecer ao local ou ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Gardênia Azul (rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Varan) com uma cópia de documento de identidade, comprovante de endereço, comprovante de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) e algum documento que contenha e valide as informações de dados bancários, como cópia da frente do cartão bancário, extrato da conta, print de tela ou outro elemento comprobatório. As aulas ocorrerão às segundas, terças e quartas-feiras.
Já no período noturno, das 18h30 às 22h30, haverá duas turmas. As aulas acontecerão nas Escolas Municipais Victor Salviano, no bairro Cidade Miguel Badra, e Vereador Waldemar Calil, na Cidade Boa Vista. Os interessados em uma destas opções devem realizar o cadastro no Cras Boa Vista (avenida Katisutoshi Naito, 957 – Sesc) com cópias dos documentos mencionados acima. Para estas turmas, as aulas acontecerão às terças, quartas e quintas-feiras. Cada uma das turmas conta com 40 vagas disponíveis. O cadastramento segue disponível até o início das aulas, com possibilidade de substituição de candidatos caso haja desistência nas primeiras semanas.
A formação técnica será ministrada por profissionais contratados pelo IFSP e deverá abordar aspectos legais e tributários do MEI, formas de desenvolver modelos de negócio, fundamentos para atuação profissional empreendedora, análise de mercado, estratégia de vendas, planejamento financeiro, rotinas administrativas e a construção de um plano de negócios. A expectativa é que os participantes se formalizem como MEI ao término do curso e prosperem com uma nova fonte de renda, conquistando seu espaço no mercado de trabalho.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, agradeceu as autoridades do IFSP pela importante parceria e destacou que a medida tem tudo para fortalecer a empregabilidade, a inclusão produtiva e a geração de renda da população, em especial do público em situação de vulnerabilidade. “O programa seguirá ao longo do ano com a abertura gradual de novas turmas em cada mês. Os agentes dos Cras também entrarão em contato com a população vulnerável para ofertar o curso e ajudar os interessados no processo de inscrição. Essa é uma oportunidade imperdível para que as pessoas possam transformar suas vidas e prosperar”, concluiu.