A partir desta segunda-feira (07/03), a Secretaria Municipal de Assistência Social e entidades conveniadas darão início a uma programação especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher, oficialmente celebrado nesta terça-feira (08/03). A agenda comemorativa vai se estender até o fim do mês, tendo em vista que março como um todo já é considerado o Mês da Mulher.
A programação começa nesta segunda-feira no Trabalho de Apoio ao Deficiente (Tradef), que vai promover atividades festivas para os usuários e também distribuir flores para as mães e responsáveis. As homenagens serão realizadas até esta quarta-feira, das 9h às 10h30 e das 13h30 às 15h, com o intuito de evitar aglomerações.
Nesta terça-feira (08/03), que é efetivamente Dia da Mulher, a Secretaria, por meio do programa Acessuas/ Conduz, vai promover duas ações que visam o empoderamento feminino, com a participação de grupos em processo de incubação social, para a superação de vulnerabilidades. Assim, às 9h, haverá curso de corte e costura em Jundiapeba, organizado pelo grupo Jundiart & Costura. Já às 14h, o grupo Irmãos D´Ocas, de mulheres empreendedoras, fará uma apresentação de plano de negócios no auditório da Secretaria de Assistência Social, no prédio II da Prefeitura.
Também nessa terça-feira (08/03), haverá atividades comemorativas na Associação Beneficente de Renovação e Assistência à Criança (ABRAC), na Casa Dandara (serviço de acolhimento para mulheres em situação de rua), na Fraternidade Santo Agostinho (crianças e adolescentes), na entidade Juntos Movimentando Comunidades (crianças e adolescentes), no Instituto Pró+Vida, que acolhe pessoas idosas e na instituição Doce Lar (crianças e adolescentes).
As programações incluem rodas de conversa, entrega de presentes e homenagens, debates sobre protagonismo feminino, violência doméstica e demais temas relacionados à mulher. O bairro da Vila Brasileira receberá uma caminhada, das 9h às 14h, promovida pela instituição Doce Lar e que visa a sensibilização e divulgação da importância da data.
Na quinta-feira (10/03), a agenda comemorativa continua, com a oferta da oficina “No Lugar Dela” pelo grupo Promotoras Legais Populares, que é voltado para a educação popular em direitos e políticas públicas para as mulheres. A oficina será realizada das 9h às 12 e abordará a temática das diversas violências praticadas contra as mulheres atingidas, conforme gênero, raça e classe social.
Já nesta sesta sexta-feira (11/03), haverá uma roda de conversa na UPA Oropó, promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Braz Cubas. A ação terá início às 9h e contará com a participação da diretora de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Luana Guimarães, além de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde.
Na próxima terça-feira (15/03), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi das Cruzes promoverá, às 13h30, uma homenagem às mães que freqüentam a entidade. Já no dia 22, a Semas promoverá uma ação intersetorial, por meio do grupo de trabalho Dossiê Mulher Mogiana, que será às 14h, no auditório do prédio II.
A programação da Assistência Social vai se encerrar no dia 23 de março, com a live Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que começará às 19 horas e contará com a participação de profissionais da Semas e da Rede de Defesa e Proteção à Mulher em Situação de Violência.