A Divisão de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Mogi das Cruzes alerta sobre tentativa de golpes via whatsapp, em que falsos fiscais entram em contato com comerciantes para informar sobre vistorias. A informação é falsa: o órgão não faz tratativas por redes sociais ou telefone celular e nem pede qualquer número ou código.
O alerta é decorrente de caso registrado na cidade. A Vigilância Sanitária foi acionada por comerciantes, no momento em que ele mantinha contato com o falso fiscal, com conversa via whatsapp e suspeitou de algo estranho. Segundo o órgão, por meio de aplicativo de conversação, golpistas enviam mensagens e fazem perguntas. Após as trocas de mensagens, os bandidos enviam um código que, se aberto, e finalizada a operação, instantaneamente, o celular é clonado.
“As vistorias e apurações de denúncias são feitas de forma presencial e sem agendamento prévio”, reforça a chefe da Vigilância Sanitária, Débora Iolanda Cardoso dos Santos. As autoridades sanitárias comparecem aos estabelecimentos devidamente uniformizadas, com roupas e crachás contendo o brasão do município e nome em letra legível, além da identificação presente também nos documentos e veículos oficiais.
A Vigilância Sanitária é responsável por inspeções em vários segmentos como alimentos, medicamentos, estética e beleza, serviços de saúde, saúde do trabalhador e saneamento, com objetivo de preservar a saúde pública.
As denúncias relacionadas à área da saúde no município devem ser feitas diretamente à Ouvidoria da Saúde pelo telefone 162.