A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes realizou na tarde desta quarta-feira (02/03) a formação “Execução de cardápios – Cuidados dentro da cozinha”, organizada pelo Departamento de Alimentação Escolar. Mais de 500 profissionais que atuam nas cozinhas das escolas municipais e creches subvencionadas participaram do encontro, que abordou as boas práticas na manipulação de alimentos, além de informes sobre o abastecimento nas unidades escolares.
Esta é a segunda formação realizada neste ano para os profissionais. “Conversamos em fevereiro sobre as diretrizes para a confecção de cardápios, que segundo a legislação devem ser cada vez mais saudáveis. Hoje damos sequência com temas obrigatórios, que são as boas práticas na cozinha e a execução deste cardápio”, explicou a nutricionista Bruna Mariana Braga.
A programação também contou com informações sobre o abastecimento de produtos de mercearia e perecíveis, pedidos de gás e mudanças no cardápio. As questões sanitárias e a importância dos cuidados nas cozinhas foram abordados pela chefe de Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Débora Iolanda Cardoso.
Durante o encontro, o diretor do Departamento de Alimentação Escolar, Caio Lage dos Santos da Silva, destacou a participação de Mogi no Programa Merendeiras do Brasil, programa de televisão realizado pelo Governo Federal que escolherá a melhor merendeira do Brasil. “É muito significativo participarmos de um programa como este, representando o Estado de São Paulo. A alimentação escolar de Mogi é referência e quem faz esse diferencial são vocês. Nossa cidade foi escolhida por tudo o nós fazemos”, disse.
Mogi foi convidada a participar da competição pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) do Ministério da Educação devido ao seu destaque no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). A cidade investiu 46,6% no programa na agricultura familiar, superando os 30% determinados na legislação. A profissional, que representará a cidade e o Estado de São Paulo, é Geralda de Oliveira Leite Silvano, Auxiliar de Desenvolvimento da Educação (ADE) da EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Oropó. “É uma honra representar todos vocês. Vou fazer o meu melhor”, disse Geralda, a tia Gê.