O sistema de agendamento da vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos já disponibiliza atendimento para a aplicação da segunda dose. A escolha da data e horário deve respeitar o aprazamento estipulado no cartão de vacinação, sendo que o atendimento ocorre de terça a sexta-feira, das 9 às 16 horas, nas salas de vacinação das 24 unidades de saúde. O agendamento da primeira dose do público infantil também tem prosseguimento. Ambas as aplicações podem ser cadastradas na plataforma virtual bit.ly/Agendamento_Suzano.
A nova etapa contempla as primeiras crianças vacinadas com o imunizante CoronaVac, com aprazamento de segunda dose previsto para os próximos dias, de acordo com a data registrada no cartão de vacinação. O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, reforçou que a data estipulada é tida como parâmetro para o atendimento. “Caso não seja possível agendar exatamente no mesmo dia, não tem problema. O importante é garantir a aplicação, mesmo com dois ou três dias de atraso. Pedimos para que todos os pais e responsáveis fiquem atentos ao sistema e assegurem a marcação”, disse.
Para a aplicação da segunda dose, além do comprovante do agendamento, os pais ou responsáveis devem apresentar documento original com foto da criança e o respectivo cartão de vacinação preenchido durante o primeiro atendimento. O sistema também continua liberado para o agendamento da primeira dose do público infantil. Para garantir a dose pediátrica, os pais ou responsáveis devem realizar o pré-cadastro no “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br) e, em seguida, registrar na plataforma virtual bit.ly/Agendamento_Suzano a data, horário e unidade de saúde. O cadastro deve ser feito com os dados pessoais da criança.
A recomendação é para que apenas um adulto responsável acompanhe a criança agendada, a fim de se evitar aglomerações. Ao comparecer na unidade, ainda será preciso apresentar a documentação da criança, incluindo RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o comprovante de pré-cadastro no site “Vacina Já”. Em caso de comorbidades, também é necessário levar o laudo médico que comprove a condição.
Balanço
No último sábado (19/03), a segunda “Maratona de Vacinação Kids” realizou o atendimento nas unidades de Saúde e garantiu a imunização de 2.151 crianças com a primeira dose e 79 com a segunda. Além disso, 67 adolescentes e 509 adultos foram atendidos. Até o momento, mais de 19 mil crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas, representando cerca de 76% do público-alvo em pouco mais de mês de campanha.