A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano deteve um acusado de tentativa de feminicídio e apreendeu 341 porções de drogas durante ocorrências atendidas no último final de semana. As ações ocorreram em virtude da atuação nas ruas das equipes especializadas da corporação.
No domingo (20/02), a Patrulha Maria da Penha foi acionada para prestar apoio a uma tentativa de feminicídio no Parque Palmeiras. Chegando ao Pronto Atendimento (PA) do distrito, os agentes encontraram a vítima, que relatou ter sido abordada na rua por seu ex-marido e que ele a enforcou. Após resistência, a mulher conseguiu se livrar do agressor, mas foi atingida no pescoço por um golpe aplicado com uma garrafa de vidro quebrada.
Ao ouvir a mulher e coletar informações, a equipe iniciou as buscas pelo infrator na região, encontrando-o nas proximidades da unidade de saúde. Quando abordado, o agressor confessou a tentativa de feminicídio, justificando seu ato em razão do término do relacionamento. Após causar o sangramento na ex-mulher, ele conduziu a vítima ao PA de Palmeiras. Diante dos fatos, a guarnição conduziu o infrator à Delegacia Central, onde foi preso em flagrante.
De acordo com a comandante da GCM, Rosemary Caxito, a ação rápida da equipe da Patrulha Maria da Penha se mostrou essencial para o atendimento à vítima e a captura de um agressor. “Infelizmente, muitas mulheres vivem histórias parecidas e, em virtude disso, nos prestamos a acompanhar de perto toda e qualquer ocorrência para evitar violência e abusos de todas as espécies. A vítima foi socorrida e o agressor devidamente encaminhado para as providências da Justiça”, pontuou.
Mais cedo, por volta das 14h40, outra equipe da Patrulha Maria da Penha estava na estrada dos Fernandes quando avistou dois indivíduos em atitude suspeita em duas motocicletas, motivando uma abordagem. Ao receber ordem de parada, um dos homens abandonou o veículo e pulou na garupa do outro, fugindo no sentido Ferraz de Vasconcelos. Após pesquisa, os agentes constataram que a motocicleta em questão havia sido roubada minutos antes. Por meio do emplacamento, foi feito contato com o proprietário que compareceu à Delegacia Central e relatou que havia sido rendido por dois indivíduos em uma moto e agradeceu pelo serviço.
Por sua vez, membros da Romo realizaram uma apreensão de drogas na manhã da última sexta-feira (18/02). Durante patrulhamento preventivo no bairro Cidade Boa Vista, por volta das 11 horas, os guardas perceberam duas pessoas portando sacolas plásticas suspeitas na rua Benedito Salomé da Anunciação, via sem saída para veículos. Ao avistarem as motocicletas da GCM, os indivíduos fugiram correndo, abandonando os pacotes pelo caminho.
Durante inspeção das sacolas plásticas, foram encontrados 134 papelotes de maconha, 135 pinos de crack e 72 invólucros de cocaína. Tudo foi apreendido e levado para para o 2° Distrito Policial do Boa Vista.