A Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba já resgatou 43 animais silvestres este ano. O número crescente se dá pela proximidade com áreas de mata e áreas de proteção.
“Criar e implantar um setor de atenção específico para a questão ambiental foi um grande avanço. A guarda tem sido atuante e dado resultado. Com 43 resgates só este ano significa que fizemos praticamente um por dia”, disse o prefeito Eduardo Boigues.
O animal mais resgatado foi o irerê (21), seguido do saruê (quatro), cobra (três), tucano-de-bico-verde, carcará e coruja (dois cada), arara-canindé, bicho-preguiça, iguana, lagarto, ouriço-cacheiro, periquito-verde, sagui-de-tufo-branco, cuíca lanosa e saracura-do-mato, todos com uma apreensão.
Após o resgate, os animais são avaliados e, se necessário, são enviados ao CRAS PET para atendimento com um veterinário/biólogo no Parque Ecológico do Tietê. Se estiverem saudáveis são soltos na natureza, em áreas de mata.
O secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, reforçou a importância de acionar a Guarda Ambiental ao encontrar qualquer animal silvestre. “O contato do homem com os animais silvestres podem trazer riscos para eles. Ao se deparar com um deles é importante acionar a equipe da Guarda Ambiental para que o resgate ocorra da forma correta.”