PROGRAMA EDUCAÇÃO HUMANIZADA, COM O EDUCADOR JOSÉ PACHECO, TEM ATIVIDADES NO INÍCIO DO ANO LETIVO EM MOGI

0
549

Após o primeiro ano de sensibilização da comunidade escolar em 2021, o Programa Educação Humanizada, Integral em Comunidades de Aprendizagem, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, está caminhando rumo a uma nova construção social de aprendizagem e educação. Neste inicio de ano letivo, foram desenvolvidas ações de formação, lives e visitas às escolas. O programa recebe a mentoria voluntária do educador português José Pacheco, designer educacional e está entre os educadores mais influentes em termos de aprendizagem e inovação pedagógica.

No dia 03 de fevereiro de 2022, antes do início do ano letivo, a equipe realizou um encontro pedagógico com os educadores participantes do Programa. Neste mês, nos dias 7 e 8, em visita à cidade, Pacheco fez duas palestras transmitidas pelo canal do YouTube da Secretaria Municipal de Educação com o tema: “A educação do século XXI”, sendo a primeira com foco em “uma nova construção social de aprendizagem e educação” e a segunda em “humanizar o ato de aprender”. Além de referência internacional na área de Educação, Pacheco é autor de inúmeros livros e idealizador da Escola da Ponte em Portugal e da Escola do Projeto Âncora em Cotia, SP.

Na última semana, o educador esteve presente nas sete escolas participantes do programa: a EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Jardim Santos Dumont; a EM(R) Benedito Pereira de Paula, no Bairro Beija Flor; a EM Profª Maria Luiza Menezes da Fonseca, na Vila Estação; o CEIM Profª Adahyla Marques Campos Carneiro, no Conjunto Santo Ângelo; o CEMPRE Ver. Ivan Nunes Siqueira, no Conjunto Oropó; a EM Profª Cleonice Feliciano, no Jardim Piatã e a EM Profª Sonia Brasil de Siqueira Andreucci, no Jardim Margarida.

Os encontros permitem um contato mais próximo com os educadores e as crianças. “O melhor lugar para estar é na escola. Mogi tem os professores necessários para fazer uma educação humanizada. Agradeço por ter me dado esta oportunidade. O que vi nestas visitas a Mogi é mais do que esperava”, disse o educador.

O diálogo entre a comunidade escolar e o Grupo de Trabalho do programa tem sido um diferencial. “O primeiro passo em 2021 foi de sensibilização, para que os educadores pudessem perceber que existe uma outra forma de fazer educação. Abrimos um canal de diálogo importante com as escolas, que tiveram muito suporte e material de estudo”, explicou Tina Carvalho, que integra o grupo junto à Ana Júlia Bernardo e Wander Lopes.

São atendidos presencialmente pela equipe do programa: sete escolas, 12 gestores e 39 educadores, que impactam aproximadamente 900 crianças e suas famílias, promovendo aprendizagem baseada em projetos de interesse da criança, colaboração no processo educacional e integração com a comunidade.

Mogi das Cruzes é pioneira em um movimento pela humanização da educação, em conjunto com outras 10 Secretarias Municipais em quatro estados. “Pois como disse Paulo Freire, ‘é fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática’”, observou Tina.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui