Na manhã desta segunda-feira (14), uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba recebeu uma solicitação de captura de animal silvestre no bairro Casa Branca. O local é próximo ao maior resquício de mata Atlântica do Brasil e é comum ocorrências com animais silvestres nesta região.
Os militares localizaram a serpente próxima a pneus que compunham o jardim da escola, confirmando a suspeita das funcionárias de que a cobra é peçonhenta, tratando-se de uma cobra coral-verdadeira. Utilizando técnica de contenção e manejo de animal silvestre os militares capturaram a serpente e verificaram estar sem ferimentos e em estado bravio.
A cobra coral-verdadeira é uma das serpentes mais venenosas do Brasil, porém é a espécie com menor registro de incidentes, pois costuma fugir da presença humana. Grande parte dos acidentes ofídicos com a coral deve-se pelo manuseio irregular, portanto, reforça-se a necessidade de acionamento de uma equipe especializada em manejo de animal silvestre para realizar a captura e contenção adequada.
A correta postura das funcionárias da escola em acionar os policiais, evitou um possível acidente e permitiu que a serpente nativa do território brasileiro fosse devolvida ao seu habitat natural.
No Litoral Norte de São Paulo a Polícia Militar Ambiental pode ser acionada pelos telefones 190 e (12) 3886-2200.
Fonte: Comunicação Social PMESP