A Prefeitura de Mogi das Cruzes disponibilizou um novo aplicativo gratuito para que os cidadãos façam pedidos de manutenção de luminárias pelo celular (clique aqui para baixar). O aplicativo se chama Mogi Iluminada e auxiliará os mogianos a registrarem seus pedidos, que também podem ser feitos pela Ouvidoria (telefone 156, opção 5). As solicitações abertas são direcionadas para a empresa responsável pela manutenção da rede de iluminação.
A secretária-adjunta de Infraestrutura Urbana, Leila Alcântara Galvão, lembra que é muito importante que as pessoas façam o registro das demandas: “A cidade é grande e a participação das pessoas agiliza o andamento dos serviços. Sempre que o cidadão observar uma lâmpada queimada, é importante fazer o pedido de reparo, seja pelo aplicativo ou pela Ouvidoria”, comenta.
Ela lembra que, pela legislação atual, o município é responsável pela manutenção de luminárias e dos braços de sustentação. Já o fornecimento de energia é feito pela concessionária do setor, no caso a EDP. “Quando algum componente é danificado, como um transformador, por exemplo, a EDP é acionada para providenciar a manutenção”, explica.
No ano passado, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou uma licitação pública para a contratação da nova empresa responsável pela manutenção do sistema de iluminação pública da cidade. O processo foi concluído e o contrato com a empresa vencedora foi assinado no dia 16 de novembro de 2021. A ganhadora do certame foi a RM Empreendimentos Eireli, cujo valor global anual é de R$ 6.030.554,98.
O contrato prevê, além das trocas de lâmpadas, ações como expansão da rede de iluminação, reposição de cabos e outros componentes em casos de furtos – ocorrências que, infelizmente, são muito comuns. As equipes da RM estão trabalhando nas ruas da cidade, desde a data da assinatura do contrato, atendendo as solicitações feitas pela população.
Verão e chuva
Leila Alcântara explica que, durante o verão, com a maior incidência de chuvas, aumenta o volume de pedidos de substituição de luminárias, o que pode causar atrasos pontuais nos reparos. Isso porque a chuva dificulta as ações de manutenção por conta da segurança. Apesar disso, os reparos vêm sendo intensificados dentro da programação de serviços da empresa. “Devido a este aumento de demanda, desde janeiro a empresa dobrou o número de equipes, passando de quatro para oito”, frisou. A rede de iluminação de Mogi das Cruzes possui 45 mil pontos. Em janeiro, segundo a secretária-adjunta, foram atendidas 1,6 mil solicitações.