Após pedido do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, a Radial Transporte anunciou que o transporte público da cidade terá o primeiro ônibus elétrico do Alto Tietê. Ele circulará em fase de testes junto à frota municipal nos próximos meses e, após posterior avaliação técnica, o modelo poderá substituir parte dos automóveis em funcionamento atualmente, reduzindo a emissão de gases poluentes e garantindo mais conforto e comodidade aos passageiros.
O projeto-piloto foi confirmado nesta quarta-feira (02/02), durante reunião do chefe do Executivo com o diretor da Radial, Édison Fujiura; o gerente administrativo, Murillo Silva; o secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo; e o gerente de vendas da BYD Brasil, Israel de Campos. A empresa, responsável pela produção de veículos movidos a energia limpa e renovável, fornecerá o carro-teste para a companhia de transporte dentro de 10 dias.
Após ser recebido, o veículo será adesivado e passará por checagem completa para, então, entrar em circulação pela cidade entre fevereiro e março. O modelo de testes terá autonomia de rodagem cerca de 150 quilômetros por recarga. Já a versão a ser posteriormente implementada apresenta rendimento maior, de aproximadamente 250 quilômetros. Ambos contam com ar condicionado próprio e capacidade de transportar 80 passageiros, entre pessoas sentadas e de pé.
O grande destaque da aquisição fica por conta de suas contribuições para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Cada ônibus elétrico representa uma redução de 164 toneladas de CO2 emitidos na atmosfera por ano. O corte de poluentes equivale ao plantio de 1.173 árvores. Além dos gases, o modelo também diminui o consumo municipal de combustíveis fósseis, cuja queima contribui para o aquecimento global, além de gerar possíveis problemas respiratórios por conta da fumaça.
Na ocasião, Ashiuchi agradeceu à Radial Transporte e a BYD Brasil pelo projeto-piloto inédito na região. Ele ainda destacou as mudanças positivas que o novo modelo pode trazer ao município e à rotina dos moradores. “A mobilidade urbana de Suzano agora dá mais um importante passo aliado ao desenvolvimento sustentável. A adesão e o estímulo ao uso de energias limpas contribuem, a curto e a longo prazo, para o bem-estar de toda a população, tanto em questões de saúde como no conforto e agilidade do serviço público. O projeto-piloto posiciona Suzano como uma referência na região e esperamos que a fase de testes seja um sucesso”, concluiu.