Em ação integrada que reforça a união das forças de segurança, o Policiamento Municipal de Guarulhos atuou em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil na Operação Impacto Metropolitano 2025 – Guarulhos – CPA/M-7, deflagrada nesta quarta-feira (30).
A operação contou com mais de 1.400 agentes, entre equipes de Policiamento Especializado da PMESP, RPMon, Guarda Civil Municipal e Polícia Civil da Seccional de Guarulhos, distribuídos em 442 viaturas das forças de segurança pública e demais órgãos públicos.
A ação conjunta em Guarulhos obteve resultados expressivos: 7 veículos recuperados, 83 condutores autuados, 84 autos de infração de trânsito urbano, 6 ocorrências de tráfico de entorpecentes, mais de 32 quilos de drogas apreendidos, 26 prisões efetuadas e 11 capturas de procurados da Justiça. Também foram registradas 3 ocorrências de receptação, 3 de posse de arma de fogo e 1 de simulacro, além de 1 furto a residência.
O balanço do Policiamento Municipal contabilizou 5 prisões por tráfico de entorpecentes, apreensão de 5.179 porções de cocaína e 1.870 porções de maconha, totalizando 14,4 quilos; um celular e cartões bancários recuperados de roubo na Comunidade do 15; e uma motocicleta roubada recuperada na comunidade Malvinas.
Coube à GCM, além de auxiliar nas prisões e apreensões de entorpecentes, transmitir a sensação de segurança aos munícipes e aos serviços municipais, atuando em áreas de saturação e vistoria de veículos nos principais corredores urbanos.
O Policiamento Municipal atuou de forma coordenada com a Polícia Militar em áreas comerciais, bairros residenciais e locais de grande circulação de pessoas. A ação conjunta ampliou a presença do poder público nas ruas e contribuiu para reduzir os índices de criminalidade por meio de abordagens, bloqueios e patrulhamento preventivo.
A iniciativa faz parte de um esforço coletivo entre os órgãos de segurança pública, incluindo a Polícia Civil e a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, e demonstra a importância da integração entre as forças municipal e estadual para combater a criminalidade de forma mais eficaz.