A Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou, na terça-feira (29), a EMEB Osvaldo Ferreira Paulino, no Jardim Zélia, a 31ª unidade escolar entregue desde 2021, para atender 450 estudantes de 4 e 5 anos.
Com investimento de R$ 9,4 milhões, a estrutura é composta por nove salas de aula, secretaria, salas de direção, coordenação, reunião, copa para funcionários, sanitários, cozinha, refeitório, pátio coberto, depósito de material de limpeza, lavanderia, almoxarifado, sala de leitura e playground.
O diferencial da unidade são os painéis solares. A escola recebeu a instalação de 170 módulos fotovoltaicos de 585W compostos por células que convertem a energia solar em energia elétrica.
Com essa fonte de energia limpa e renovável, será possível gerar uma economia significativa na conta de luz, além de contribuir para um mundo mais sustentável, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa e preservando os recursos naturais.
“Estamos garantindo aos estudantes um espaço moderno e acolhedor, como também assumimos um compromisso com a sustentabilidade e futuro responsável”, afirmou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
A unidade conta ainda com horta para plantio e colheita de hortaliças. “Nosso objetivo é estimular a mudança de valores na comunidade escolar com novos hábitos alimentares, cuidado com a terra e educação ambiental, unindo conceitos de teoria e prática”, disse a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.
Além dela, o prefeito Eduardo Boigues, secretários, vereadores, estudantes, pais e profissionais da unidade escolar, que acompanharam de perto a construção do espaço, estiveram presentes na cerimônia.
“Entregamos mais uma escola com alto padrão de qualidade. A cada unidade inaugurada, fica o sentimento de missão cumprida. Meu desejo é que esse espaço seja um local de muito aprendizado e acolhimento”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Matheus Cruz