A Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes prendeu, na manhã desta sexta-feira (25/04), dois integrantes de uma quadrilha de furto de veículos que atuava na cidade. O flagrante foi feito na avenida Lourenço de Souza Franco, com base no monitoramento da cidade realizado pelo Centro de Operações Integradas (COI), e a abordagem ocorreu no distrito de Jundiapeba. A quadrilha pode estar envolvida em, pelo menos, nove furtos desde fevereiro.
Os dois homens foram conduzidos à Central de Flagrantes da Polícia Civil, que continuará a investigação sobre a ocorrência, e permaneceram à disposição da Justiça. Os veículos envolvidos no caso passarão pelos trâmites burocráticos antes de serem devolvidos aos proprietários.
“O COI recebeu o alarme sobre a passagem de um veículo com placa adulterada passando por um dos equipamentos de fiscalização e monitoramento da cidade. Com isso, foi possível iniciar o acompanhamento por meio das câmeras de monitoramento, que identificou que ele estava circulando na companhia de outro automóvel. Viaturas foram deslocadas em uma resposta rápida para abordar os veículos e prender os dois homens”, destacou o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.
O secretário explicou que os suspeitos tinham uma estratégia para realizar os furtos com a utilização de um veículo alugado. Após o crime, a dupla trocava as placas do veículo furtado para tentar não serem pegos pelo sistema de monitoramento. No entanto, os equipamentos do COI verificaram a divergência de características entre a placa utilizada e o veículo que estava circulando, possibilitando o flagrante.
“O sistema do COI já identificou outros nove veículos que transitaram em Mogi das Cruzes com as mesmas placas utilizadas pela quadrilha para encobrir os furtos, desde fevereiro. Os registros serão encaminhados para a Polícia Civil e farão parte da investigação. A prisão destes dois homens trará mais tranquilidade e segurança para os mogianos”, afirmou Ito.
A população pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia.