Em cerimônia realizada nesta terça-feira (22), foi instalado no Espaço Cultural do Prédio Anexo da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes o altar de homenagem a São Benedito. O ato faz parte dos eventos do calendário da “Festa de São Benedito 2025”, que neste ano acontecerá entre os dias 24 de abril e 4 de maio no Largo Bom Jesus, em frente à Igreja de São Benedito, localizada na Rua Doutor Ricardo Vilela, no Centro.
A instalação do altar contou com a participação do presidente da Câmara, Francimário Vieira (PL), o Farofa, além dos vereadores Edson Santos (PSD), Priscila Yamagami (PP), Marcos Furlan (Pode), Inês Paz (PSOL) e Johnross (PRD).
O padre Marcos Sulivan deu as bênçãos ao público, acompanhado do casal de festeiros deste ano, Renata e Marcel de Almeida, e dos capitães-de-mastro, Gabriella e João de Oliveira.
“É uma alegria muito grande estar aqui mais uma vez. Já é o meu sexto ano aqui na Câmara. Sempre somos muito bem recebidos na Casa de Leis. É importante lembrar que a festa de São Benedito, além de ensinamentos religiosos, é uma celebração cultural e tradicional de nossa Cidade. A Festa de São Benedito é a primeira do ano em nosso Município, ou seja, ela abre o calendário de festejos religiosos, culturais e folclóricos de Mogi das Cruzes”, disse Sulivan.
Farofa, presidente do Legislativo, também lembrou da relevância da Festa de São Benedito, que já é realizada há mais de 80 anos na Cidade. “Nós respeitamos todas as religiões aqui nesta Casa de Leis. É com muita alegria que abrimos as portas para receber o altar de São Benedito. Agora, a Câmara Municipal também faz parte da paróquia São Benedito, já que está no território de sua abrangência [desde o ano passado, quando o Santuário do Bom Jesus foi elevado à condição de paróquia]. Que possamos manter a mesma parceria por muitos e muitos anos”.
A Festa de São Benedito conta com procissão, levantamento de mastro, missas e a conceituada quermesse, com delícias típicas como o afogado, o buraco quente e o tortinho.
A abertura do evento será a partir das 18h30 desta quinta-feira (24), às 18h30, com procissão que sairá da Capela Santa Cruz e vai até à Igreja de São Benedito, ambas instaladas na Rua Doutor Ricardo Vilela, no Centro. O início dos festejos contará com missa celebrada pelo bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, seguida da famosa quermesse no Largo do Bom Jesus.
São Benedito
São Benedito, conhecido como “o Santo Negro”, nasceu perto de Messina, na ilha da Sicília, Itália, em 1526. Seus pais foram escravos vindos da Etiópia para a Sicília. Quando tinha 20 anos, ele foi insultado por causa de sua raça. Porém, com muita calma e paciência, suportou tudo. A resignação do santo chamou a atenção do líder dos eremitas franciscanos, frei Jerônimo Lanza, que o convidou para fazer parte da congregação.
Benedito entrou para o convidou para integrar o Convento dos franciscanos capuchinhos como irmão leigo. Ali, São Benedito acabou assumindo a função de cozinheiro. Posteriormente, ele foi transferido para o convento de Sant’Ana di Giuliana, onde permaneceu por 4 anos. Depois, foi para o convento de Santa Maria de Jesus, onde se dedicou até a morte.
Por causa de sua vida exemplar, trabalho, oração e ajuda a todos, frei Benedito tornou-se um líder natural. Teólogos vinham de longe para conversar e aprender com ele, apesar de sua condição de analfabeto. São Benedito é um dos santos mais populares no Brasil, com inúmeras paróquias inspiradas em seu modelo de humildade e caridade.
Uma vastidão de milagres é atribuída a São Benedito, como a ressurreição de dois meninos, a cura de vários cegos e surdos, a multiplicação de peixes e pães, entre outros. Falecido em 1589, quando tinha 65 anos, São Benedito recebeu a canonização, isto é, tornou-se “Santo” em 1807, por decisão do Papa Pio VIII.