A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou nesta sexta-feira (28/01) mais uma etapa do processo de contratação de novos guardas municipais. Os 35 convocados foram chamados para a entrega dos documentos estabelecidos pela legislação. A autorização para a contratação foi assinada pelo prefeito Caio Cunha no início deste mês.
Os candidatos convocados haviam sido aprovados em concurso público realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em 2017. As contratações estão sendo feitas para complementar o quadro da Guarda Municipal, de acordo com os limites estabelecidos pela legislação.
Após a análise da documentação apresentada pelos candidatos, eles passarão por treinamento, que será ministrado pelo próprio corpo da Guarda Municipal. Esta etapa compõe atividades teóricas e práticas sobre o trabalho desenvolvido pela corporação e a legislação vigente. Também são realizados treinamentos e testes físicos com os novos guardas municipais.
“A administração tem o objetivo de fortalecer a Guarda Municipal, com a contratação de novos guardas municipais, capacitação, treinamento e a criação de novos serviços. Esta é mais uma etapa deste trabalho, pensando na melhoria da segurança pública e da qualidade de vida da população”, destacou o prefeito Caio Cunha.
Uma das vertentes do trabalho de fortalecimento da Guarda Municipal realizado pela Prefeitura é o investimento na capacitação da corporação. As ações compreendem atividades teóricas e práticas, inclusive em parceria com a Polícia Civil e corporações de outros municípios. Em 2021, foram realizados treinamentos sobre utilização de armamentos, operações especiais, rondas ostensivas, legislação ambiental, entre outros.
A administração municipal também criou a Patrulha Ambiental, que atua nas questões ligadas ao meio ambiente, como ocorrências de desmatamento irregular e ocupação de áreas de preservação ambiental, além de auxiliar na segurança dos locais mais distantes do município. O grupamento conta com veículo específico, com tração 4×4 para circular em locais de mais difícil acesso e o trabalho é desenvolvido por meio de patrulhamento nas áreas de proteção, além da verificação de denúncias apresentadas pela população.
A Guarda Municipal também conta com a Patrulha Maria da Penha, voltada ao atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, a Patrulha Rural, que trabalha nas áreas mais distantes do município, a Ronda Escolar, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e com a Ronda Ostensiva com Motos (Romo), além das viaturas de patrulhamento de área.
A população pode contribuir com o trabalho da Guarda Municipal com denúncias, que devem ser feitas pelo telefone 153, que atende 24 horas por dia.