O vereador Leandro Larini (PL) fez uma visita ao Instituto Léa Campos em Mogi das Cruzes para conhecer projetos de apoio e fomento à economia criativa.
O assunto será debatido durante a 1ª Semana Municipal da Criatividade e da Inovação de Arujá, idealizada pelo parlamentar, e que será celebrada com um evento no dia 24 de abril, na Câmara Municipal.
A atividade também integra o festival Somos Criativus do Instituto. Veja programação aqui.
Segundo Leandro, a proposta da Semana é fomentar o debate sobre inovação e estimular iniciativas criativas capazes de gerar trabalho e renda para as pessoas. “A economia criativa é o caminho para que tenhamos uma cidade mais sustentável em todas as áreas”, acredita o parlamentar.
No ano passado, o governo federal lançou as diretrizes da Política Nacional da Economia Criativa, por meio do Ministério da Cultura (MinC), entre as quais, a que trata da “ampliação do acesso e do protagonismo da população à economia criativa brasileira”.
Atividades culturais, além daquelas relacionadas à gastronomia e ao artesanato, integram o que se chama de economia criativa.
“Estamos iniciando um trabalho de conscientização sobre inovação, criatividade e economia criativa para que Arujá se engaje nessa nova perspectiva e possa se tornar uma referência”, adianta Leandro.
Em Mogi, o Instituto Léa Campos atua no fomento ao trabalho desses empreendedores, através da divulgação e comercialização da produção que vai desde livros até cachaças da região.
No entanto, segundo o presidente da entidade, Rodrigo Fernandez, esse ano o apoio ainda será mais robusto. “Pretendemos investir na formação desses empreendedores por meio de uma parceria com o Sebrae e assim fortalecer e consolidar esse processo de crescimento econômico e social”, anunciou.
A visita ao Léa Campos ocorreu na última terça-feira (1/4).