PREFEITURA DE GUARULHOS VALORIZA AS CULTURAS TRADICIONAIS COM A ABERTURA DO ESPAÇO DE CULTIVO E SABERES ANCESTRAIS

0
127

Nesta quinta-feira (27), às 10h, a Prefeitura de Guarulhos irá inaugurar o Espaço de Cultivo e Saberes Ancestrais, na Casa Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (avenida Birinepe, 99), no Jardim Cumbica. A iniciativa tornará o ambiente um local de valorização das culturas tradicionais, um ponto de encontro para a troca de experiências e o fortalecimento dos saberes tradicionais.

O novo espaço terá a missão de preservar e difundir a ancestralidade, conhecimentos transmitidos há séculos pelos povos originários e tradicionais, fundamentais para a construção da identidade cultural brasileira. Em um país com uma das maiores diversidades biológicas e culturais do mundo, o acúmulo de conhecimentos sobre a relação entre o ser humano e a natureza é imenso, como o manejo e a utilização de plantas medicinais.

“Tanto os povos indígenas quanto as comunidades de matriz africana possuem um vasto repertório sobre o uso terapêutico das plantas, uma sabedoria que une ciência, espiritualidade e cultura”, disse o subsecretário da Igualdade Racial, Jorge Caniba Batista dos Santos.

O Espaço de Cultivo e Saberes Ancestrais será um local de aprendizado e partilha no qual a comunidade poderá participar de cursos, palestras, rodas de conversa e distribuição de mudas de plantas, entre outras atividades. A ideia é resgatar e preservar o conhecimento dos povos indígenas e afrodescendentes, incentivar o diálogo intercultural, promover o respeito, a inclusão e o reconhecimento da diversidade humana.

A ancestralidade indígena está ligada à história, à cultura e à identidade do povo brasileiro. Compreender e valorizar essa herança ajuda a entender melhor a identidade do povo, de onde ele veio e como suas raízes influenciam sua maneira de viver e enxergar o mundo. Os conhecimentos ancestrais, além de manterem viva a memória cultural, favorecem a paz, a compreensão global e a harmonia entre diferentes formas de conhecimento.

Imagem: Fabio Nunes Teixeira/PMG
25/03/2025

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui