MOGI DAS CRUZES LANÇA CAMPANHA DE COMBATE À DENGUE E NOVO CANAL DE COMUNICAÇÃO POR WHATSAPP

0
82

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, nesta sexta-feira (14/2), o Lançamento Oficial da Campanha de Combate à Dengue na cidade e o anúncio da automação do sistema de informação. A ferramenta “Zap Dengue” pode ser acessada por qualquer cidadão pelo whatsapp (11) 99918-6070.

As novidades foram apresentadas pela prefeita Mara Bertaiolli e pelo vice-prefeito Téo Cusatis, acompanhados da secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, seu adjunto, Luiz Bot, e do diretor de Vigilância em Saúde, Jéfferson Renan de Araújo Leite.

“A Saúde sempre será prioridade na nossa gestão e o combate à dengue está entre as principais demandas neste início de mandato. É muito importante que os veículos de comunicação nos ajudem com na divulgação e com a conscientização dos mogianos”, explicou a prefeita.

O Zap Dengue recebe denúncias e esclarece qualquer dúvida sobre a doença. “É um assistente virtual da Prefeitura de Mogi das Cruzes, com informações sobre a sintomas da dengue, cuidados de prevenção, localização dos postos de saúde mais próximos do paciente, telefones oficiais de contato e outras dúvidas relacionadas ao tema”, pontou o vice-prefeito, lembrando que a participação da população é fundamental para o sucesso do combate à dengue.

Para usar o Zap Dengue, basta digitar “oi” ou qualquer outra ação de interação que o munícipe receberá a mensagem inicial do Assistente Virtual, pronto a ajudar com informações sobre a dengue. O telefone para dúvidas e consultas médicas continua sendo o SIS 160 e as denúncias e atendimento pela Vigilância em Saúde podem ser solicitadas pelo 162. Por meio das denúncias, a Prefeitura pode agir rapidamente, tomando todas as medidas necessárias para eliminar os criadouros do mosquito e impedir a proliferação da doença.

O Centro de Controle de Zoonoses intensificou as ações contra a dengue, com visitas casa a casa, nebulização nos locais com notificações da doença, mutirões e trabalhos em parcerias com as demais secretarias municipais, garantindo que a informação chegue em todos os cantos da cidade.

“É de fundamental importância que todos façam a sua parte, recebendo os agentes em suas casas, denunciando focos do mosquito e mantendo seus quintais limpos, sem materiais inservíveis ou água parada”, acrescenta a secretária Rebeca Barufi.

A secretária de Saúde citou os dados da Avaliação de Densidade Larvária, realizado pela Secretaria no último mês. O estudo apontou um aumento significativo da quantidade de larvas do mosquito em recipientes recicláveis/reaproveitáveis (a exemplo de garrafas pet e plásticos) e em materiais inservíveis (lixo). Da mesma forma, a quantidade de criadouros dentro de imóveis residenciais também aumentou.

De acordo com o relatório, a região que compreende o Distrito de Braz Cubas, incluindo bairros como Vila Jundiaí, Vila Nova Cintra, Jardim Universo, Vila Brasileira, Oropó, Vila Municipal e adjacências, apresentou maior vulnerabilidade para infestação do Aedes Aegypti – o Índice Breteau chegou a 6,58 nesta região. Na sequência, com índice de 5,77, está a área que compreende os bairros da Vila Lavínia, Vila Cléo, Jardim Santista, Alto Ipiranga, Chácara Jafet, Parque Santana, Mogi Moderno e Vila da Prata.

“A colaboração dos munícipes é fundamental para o sucesso da ação, já que cerca de 75% dos casos são diagnosticados dentro dos próprios quintais”, acrescentou Luiz Bot.

Neste ano, até o momento, Mogi das Cruzes registrou 12 casos de dengue e nenhum óbito. De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, Mogi das Cruzes terminou o ano de 2024 com 19.205 casos positivos para a doença, com 23 mortes registradas. Além de ser a cidade mais populosa da região Alto Tietê, Mogi foi a mais afetada pela doença.

DESTAQUES DO ZAP DENGUE
• Geolocalização (munícipe tem acesso ao posto de saúde mais próximo da localização atual, com endereço, telefone e mapa de acesso para se dirigir até o local)
• Possibilidade de interação por áudio ou texto
• Todo tipo de informação relacionada ao tema dengue
• Vídeo institucional da campanha
• Card institucional para compartilhar por whatsapp com a família e amigos
• Possibilidade de áudios, vídeos e imagens explicativas sobre a dengue

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Em casa e nos ambientes de trabalho, a população não pode descuidar e precisa manter alguns cuidados:

* Caixas d’água vedadas
* Calhas totalmente limpas e niveladas
* Galões, tonéis, poços e tambores bem vedados
* Pneus sem água e em lugares cobertos
* Garrafas vazias e baldes com a boca para baixo
* Ralos limpos e com tela
* Bandejas de ar-condicionado limpas e sem água
* Bandejas de geladeira sem água
* Bromélia e outras plantas sem acúmulo de água
* Manter fechados os vasos sanitários sem uso
* Lonas de cobertura devem estar esticadas para não formar poças
* Piscinas e fontes sempre tratadas
* Descarte de materiais e objetos sem uso
* Atenção e cuidado redobrado nos canteiros de obras

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui