Em decorrência do aumento dos casos de infecção pela variante Ômicron, o Detran de São Paulo passará a exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 nos exames práticos de direção. A obrigatoriedade valerá a partir desta quinta-feira (20) em todo o estado.
O documento será solicitado tanto aos examinadores de trânsito quanto aos candidatos à habilitação. De acordo com o órgão, todos deverão apresentar o comprovante no formato físico ou digital ao presidente da banca no início dos testes ao assinar a ata de presença.
O candidato precisa ter tomado no mínimo duas doses da vacina ou ter se imunizado com a vacina de dose única. De acordo com o Detran, as autoescolas já estão instruídas a não levar alunos não vacinados para o exame prático.
Vale lembrar que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) restabeleceu o prazo máximo de 12 meses para conclusão do processo para obter a carteira de motorista. Neste período, o candidato deve realizar os exames de aptidão física e psicológica, aulas teóricas e práticas e ser aprovado nos testes teórico e prático.
A mudança ocorre após o governo paulista recomendar que bares e restaurantes passem a exigir o comprovante de vacinação. Entre o dia 10 e 16 de janeiro, os casos de Covid-19 aumentaram 158% em São Paulo.
Diante dessa situação, mais grave em algumas localidades, alguns municípios já suspenderam o atendimento presencial de órgãos públicos. No Rio de Janeiro, por exemplo, nove postos do Detran-RJ foram fechados devido ao aumento no número de casos de infectados.